Está aqui

Documentos secretos revelam o 'Google' da NSA

A Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA forneceu durante anos milhares de milhões de registos de telecomunicações sobre cidadãos americanos e estrangeiros a dezenas de governos — foi o que relatou o site Intercept na passada segunda-feira. Por Nadia Prupis
A NSA compartilha com outras agências 850 mil milhões de registos de e-mails, chamadas de telemóvel e outros dados através de uma super ferramenta de pesquisa

A NSA compartilha com outras agências 850 mil milhões de registos de e-mails, chamadas de telemóvel e outros dados através de uma super ferramenta de pesquisa.

A Agência de Segurança Nacional (NSA) forneceu durante anos milhares de milhões de registos de telecomunicações sobre cidadãos americanos e estrangeiros a dezenas de governos — foi o que relatou o site Intercept na passada segunda-feira.

Documentos ligados à divulgação de dados de Edward Snowden do ano passado, mostram que a NSA compartilhou e continua a compartilhar mais de 850 mil milhões de registos de e-mails, chamadas de telemóvel, localizações, chats de internet, e outros dados enviados e recebidos por pessoas do mundo todo, tudo isso utilizando uma ferramenta de pesquisa chamada ICREACH, criada especificamente para a empresa e que funciona nos moldes do Google.

De acordo com uma nota da CIA sobre o programa, que os colegas da agência “saudaram entusiasticamente,” mais de mil analistas de 23 agências de diferentes governos tiveram acesso às informações da NSA, todas elas coligidas sem nenhum tipo de mandato judicial. Estes registos eram regularmente compartilhados com o FBI, com a divisão anti-drogas, com a CIA, com a Agência de Investigação e Defesa (DIA, na sigla em inglês), entre outras instituições.

“A equipa da ICREACH entregou o primeiro pacote de informações privadas junto da Comunidade de Investigação dos EUA,” era o que uma nota ultra-secreta de 2007 dizia. “Esta equipa começou há mais de dois anos atrás forçado pela Comunidade de Investigação, que tem uma necessidade crescente de informações de comunicações relacionadas com os seus alvos.”

A IREACH parece ser uma entidade separada da base de dados da NSA, que coletava os registos telefónicos dos clientes da Verizon sob a secção 215 do Patriot Act, relatou o Intercept. Além disso, as ferramentas de busca “permitem o acesso a uma vasta quantidade de dados que podem ser extraídos por analistas da comunidade de investigação com fins de ‘investigação estrangeira’ — um termo vago ainda mais amplo do que Contraterrorismo”.

Jeffey Anchukaitis, porta-voz do Diretório de Investigação Nacional, defendeu a espionagem do governo, declarando que a partilha de informações se tornou “um pilar da comunidade de investigação após o 11 se setembro.”

O Intercept relatou que a IREACH foi construída sob a direção do antigo diretor da NSA, o general Keith Alexander, e foi criada para “garantir volumes sem precedentes de dados de comunicação para serem compartilhados e analisados,” e oferecer uma “fonte vasta e rica de informação” a outras agências.

A ICREACH desenvolveu-se a partir do projeto CRISSCROSS, uma iniciativa secreta da CIA e da DEA criada no começo dos anos 1990 para identificar suspeitos de tráfico de drogas na América Latina. Mas em 1999, o acesso ao Projeto CRISSCROSS expandiu-se para incluir a NSA, o DIA e o FBI, que também contribuíram para a base de dados. Um sistema suplementar chamado PROTON foi instalado para dar suporte a novas informações assim que os analistas começaram a juntar mais e mais dados espiados, incluindo códigos que poderiam identificar telemóveis individuais, passaportes e registos de vôos, pedidos de visto e informações de relatórios da CIA. Em julho de 2006, a NSA estimou que tinha armazenado 149 mil milhões de gravações no PROTON.

Mas a ICREACH pode armazenar ainda mais gravações do que se estima hoje. O Intercept escreve:

Enquanto a NSA estimava inicialmente 850 mil milhões de registos disponíveis na IREACH, os documentos indicam que este número pode ter sido ultrapassado, e que o número de acessos ao sistema pode ter subido desde 2010 para mais de 1000 analistas. O documento secreto “Black Budget,” de 2013, também obtido por Snowden, mostra que a NSA buscou mais financiamento recentemente para aprimorar a IREACH, no intuito de “prover aos analistas acesso a uma quantidade maior de dados.”

Artigo de Nadia Prupis, publicado em CommonDreams. Tradução de Roberto Brilhante para Carta Maior

Termos relacionados Sociedade
(...)