Está aqui

Diretório online reúne projetos, talentos e voluntariado no combate ao Covid-19

O site covindex.pt foi lançado a 20 de março e já validou 140 iniciativas relacionadas com o combate à covid-19.
Covindex.pt
Foto do site covindex.pt

O site, covindex.pt, foi lançado no dia 20 de março, 18 dias depois do primeiro caso registado de covid-19 em Portugal. Este site, sem fins lucrativos, tornou-se entretanto o diretório oficial de iniciativas e talentos portugueses sobre covid-19, e pretende ser um espaço que agrega toda a informação sobre os projetos desenvolvidos no âmbito da pandemia.

Além de projetos e iniciativas o site tem ainda uma base de dados de voluntários, organizados por localidade e tipo de competências.

Podemos encontrar neste diretório 140 iniciativas divididas em 4 categorias: Projetos, Movimentos Sociais e Recursos, institucional, e Ideias.

Na primeira categoria encontramos 73 projectos relacionados com a mitigação da covid-19 como, por exemplo, a comunidade tecnológica #tech4COVID19, que junta mais de 2000 pessoas na busca de soluções tecnológicas para lidar com a pandemia, ou a iniciativa Rooms against Covid, uma iniciativa sem fins lucrativos para disponibilizar casas, de forma gratuita a profissionais de saúde.

Na secção Movimentos Sociais e Recursos, encontram-se já registadas 78 iniciativas de grupos sociais. É nesta secção que podemos encontrar, por exemplo, o Movimento Maker – Impressão Viseiras. Este é um grupo de Facebook que reúne amantes da impressão 3D e está voluntariamente a produzir estes materiais para doar. Também é aqui que encontramos uma iniciativa da ANSOL (Associação Nacional para o Software Livre), que disponibiliza uma lista de software livre que pode ser útil à comunidade.

“Há muitas pessoas com vontade de ajudar, muitos projetos a decorrer e a iniciar”

O esquerda.net falou com os responsáveis por este site, que nasceu de uma ideia de Pedro Roque (sócio-fundador do Impacting Group), o qual desafiou duas pessoas da mesma empresa, às quais se juntaram outras no design, divulgação e operação deste projeto.

Este projeto surgiu depois de constatarem “que há muitas pessoas com vontade de ajudar, muitos projetos a decorrer e a iniciar, contudo, há alguma falta de visibilidade dos projetos e recursos disponíveis dentro e fora do Movimento Tech4Covid19. Assim, pareceu-nos necessário um espaço agregador de informação sobre todos os projetos que surgiram em Portugal neste âmbito. O covindex.pt é este espaço. Com ele pretendemos ajudar a organizar, a focar esforços, abrindo portas às sinergias, reduzindo trabalho duplicado, estreitando relações e potenciando a partilha de informação, datasets, contactos relevantes, entre outros.”

Os projetos podem ser submetidos no site de duas formas, “são submetidos pelos responsáveis e validados por nós, ou nós recolhemos a informação online, contactamos os responsáveis e pedimos para completar e validar a informação que dispomos.”

Termos relacionados Covid-19, Sociedade
(...)