CTT rendem 25 milhões no primeiro semestre

15 de setembro 2010 - 15:16

A empresa pública de serviços postais que o governo quer privatizar voltou a garantir receitas para o Estado em dividendos no primeiro semestre.

PARTILHAR
Dos 25 milhões de euros entregues ao Estado, 21,3 milhões referem-se a dividendos e 3,3 milhões provêm do pagamento da renda da concessão dos Correios.

Apesar da quebra de 23% em relação ao mesmo período do ano passado, os lucros dos CTT atingiram 27,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2010.



“Após 36 anos sem pagar dividendos foi com estes dois mandatos que começámos a pagar ao accionista”, afirmou Estanislau Maia Costa, o presidente da empresa. "Nestes quatro anos já demos ao Estado 173% do capital social da empresa e queremos voltar a distribuir dividendos no final deste ano, para chegarmos a cinco anos com o dobro do capital social retornado ao accionista".



Dos 25 milhões de euros entregues ao Estado, 21,3 milhões referem-se a dividendos e 3,3 milhões provêm do pagamento da renda da concessão dos Correios.



Na apresentação das medidas do Programa de Estabilidade e Crescimento, o governo anunciou os CTT como uma das empresas a privatizar com o objectivo de usar as receitas da venda para ajudar a cobrir o défice. O facto da empresa garantir um serviço público essencial e assegurar a cobertura de muitos serviços em todo o território nacional, a par das receitas que garante ao Estado anualmente, foi lembrado pela oposição de esquerda, por muitos autarcas de todos os partidos e também pelo candidato presidencial Manuel Alegre, todos apontando o erro estratégico desta privatização.

Termos relacionados: Sociedade