O coordenador da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), José Manuel Oliveira, adiantou à agência Lusa os moldes em que algumas das empresas de transportes do Setor Empresarial do Estado vão participar na greve geral de transportes marcada para dia 2 de fevereiro (uma quinta-feira).
Em Lisboa, os autocarros da Carris vão parar durante 24 horas. Os trabalhadores da Transtejo e da Soflusa vão estar em greve durante três horas por turno.
Os moldes da paralisação nas empresas ferroviárias, entre as quais a CP e a Metro de Lisboa, só deverão ser conhecidos no final da próxima semana, disse o sindicalista.
Ainda em janeiro, no dia 30, os trabalhadores da Soflusa vão também parar durante três horas por turno, disse à mesma agência António Almeida, do Sindicato dos Fluviais. A decisão foi tomada por um plenário de trabalhadores na quinta-feira.
Os sindicatos decidiram avançar para esta greve para contestar as medidas que o governo quer implementar no quadro do Plano Estratégico de Transportes, que prevê “o fim dos atuais Acordos de Empresas, a redução dos salários e dos postos de trabalho, assim como a redução dos serviços públicos prestados às populações”.
Recorde-se que a decisão de avançar para a greve foi tomada durante um reunião que juntou sindicatos da CGTP, da UGT e independentes. A greve abrangerá apenas as empresas de transportes e comunicações do Setor Empresarial do Estado (SEE).