Está aqui

Bloco questiona Governo sobre descargas poluentes em rio de Arcos de Valdevez

Considerado “um dos rios mais límpidos da Europa”, o principal afluente do rio Lima sofreu um derrame de uma substância desconhecida que o tornou “totalmente opaco”.
Foto de Alberto Guimarães via Barcafm.pt

Num pergunta enviada ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática, os deputados Maria Manuel Rola e José Maria Cardoso denunciam descargas poluentes no rio Vez, em Arcos de Valdevez, considerado "um dos rios mais límpidos da Europa", principal afluente do rio Lima, noticia a Agência Lusa.

Segundo denúncias recebidas de habitantes locais, “um foco de poluição de tez esbranquiçada terá inundado as águas do rio Vez junto à ponte de Santar, em Arcos de Valdevez, próximo da zona industrial deste concelho. Quer a autarquia, quer populares terão alertado a Guarda Nacional Republicana que se terá deslocado ao local", dizem os deputados.

Localizado na serra do Soajo, no Parque Nacional da Peneda Gerês, o rio atravessa o concelho de Arcos de Valdevez e é o principal afluente do rio Lima, na margem direita.

O rio Vez é o “ponto primordial da ecovia do Vez, muito visitada por estas características naturais, sendo que Santar é também conhecida pelo património cultural para além de paisagístico e ambiental", referem ainda os deputados.

Por isso, exigem saber "se o Governo tem conhecimento da situação e se existem autorizações de utilização do domínio hídrico para descargas no rio". E alertam para "a situação dramática e fustigante que os rios do Alto Minho atravessam".

"As descargas e os atentados têm sido recorrentes nos rios Lima, Labruja, Vez entre outros", relembram.

Termos relacionados Ambiente
(...)