Está aqui

Bloco quer respostas sobre a degradação do edifício da Faculdade de Letras de Lisboa

Ratos e baratas, infiltrações de água e problemas no sistema elétrico: a degradação do edifício da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa há muito que é denunciada pelos estudantes. O Bloco já tinha questionado anteriormente o Governo, que falou em obras, mas as condições do edifício só pioraram desde então.
Bloco quer respostas sobre a degradação do edifício da Faculdade de Letras de Lisboa
Foto de Ivendrel/Wikimedia Commons.

O Bloco endereçou uma pergunta a Manuel Heitor, ministro do Ensino Superior, a respeito do estado de degradação em que se encontra o edifício da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Há largos anos que a faculdade tem “obras prometidas e não cumpridas”, lembra o Bloco.

Há muito que os estudantes da Faculdade de Letras de Lisboa denunciam a degradação do espaço onde estudam. Na passada segunda-feira, um grupo de estudantes voltou a organizar uma manifestação para denunciar o estado de degradação do edifício e a falta de condições.

Na sequência destas manifestações, o Bloco questionou o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, procurando saber se este tem “conhecimento do estado de degradação do edifício e do arrastar do problema” e “que medidas pretende tomar para resolver o problema”.

O Bloco quer ainda que o ministro esclareça se a verba anunciada para o ensino superior e da ciência no Orçamento do Estado para 2020 “é suficiente para resolver esta e outras situações idênticas em instituições do ensino superior público”.

Já em 2018, o Bloco tinha questionado o governo do PS indicando estar preocupado com as condições materiais do edifício da Faculdade de Letras de Lisboa. Na altura já era conhecida a existência de "ratos e baratas em alguns dos compartimentos, as infiltrações de água, os problemas detetados no sistema elétrico e a falta de condições climatéricas para um normal funcionamento de uma instituição”. A resposta do governo fez saber que existiam várias obras em curso.

“Passado mais de um ano após a resposta do Governo, os problemas com a degradação das condições materiais desta instituição de Ensino Superior não só se manteve em alguns casos, como piorou noutros. A incapacidade de resolver um problema que se arrasta há vários anos coloca a saúde e a segurança de milhares de pessoas que, diariamente, frequentam aqueles espaços”, afirma o Bloco no texto endereçado a Manuel Heitor.

Termos relacionados Política
(...)