Está aqui

Bloco quer explicações de Costa sobre o "pântano político" da maioria absoluta

António Costa determinou o recuo na decisão sobre a construção de dois aeroportos anunciada na véspera por Pedro Nuno Santos. Pedro Filipe Soares considera que há um "desgoverno do Governo".
Pedro Filipe Soares. Foto de Ana Mendes.
Pedro Filipe Soares. Foto de Ana Mendes.

Depois de o primeiro-ministro ter determinado um recuo na decisão anunciada esta quarta-feira sobre a construção dos aeroportos do Montijo e Alcochete, Pedro Filipe Soares reagiu em nome do Bloco de Esquerda, começando por recordar que António Costa tinha dito na semana passada no Parlamento que "sobre a decisão estratégica da construção do novo aeroporto e sobre as decisões políticas do governo era ele o responsável".

Seguiu-se a essas declarações o anúncio da "decisão errada do ponto de vista ambiental e económico" de que se iria mesmo avançar para a construção dos novos aeroportos, o que o Bloco condenou imediatamente e exigiu explicações do ministro responsável, Pedro Nuno Santos, na Assembleia da República.

No filme deste "processo errado" e "decisão errada", acrescentou-se esta quinta-feira "um caos político incompreensível nos primeiros meses de uma maioria absoluta". O líder do Grupo Parlamentar bloquista considerou que "afinal a maioria absoluta do PS é o pântano político do país" e diz que "há um desgoverno do Governo sobre matérias estratégicas e sobre as quais já estavam há anos em discussão no seio do Governo".

Assim, é a vez do primeiro-ministro dar explicações ao país e assumir o "desnorte" do Governo porque a "condução errática" do executivo "só tem um responsável", que é o próprio António Costa.

Pedro Filipe Soares considera que, em qualquer caso, são precisas explicações para se saber se o primeiro-ministro "não tem mão nos seus ministros" ou "se as decisões estratégicas não passam por ele quando ele disse que passavam". Ou ainda "se afinal essas decisões passaram e ele não as assume como suas", concluiu.

Termos relacionados Política
Comentários (1)