Está aqui

Bloco faz aprovar audição dos médicos demissionários no Hospital D. Estefânia

Esta quarta-feira, o parlamento aprovou por unanimidade um requerimento para audição do coordenador e dos chefes do serviço de urgência demissionários do hospital D. Estefânia e do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Central.
Fotografia de Paulete Matos
Fotografia de Paulete Matos

O coordenador e os vários chefes de equipa da urgência do hospital pediátrico Dona Estefânia apresentaram a sua demissão dos cargos no dia 12 de dezembro. Estas demissões sustentam-se naquilo que os clínicos consideram ser uma quebra de compromisso por parte da instituição em contratar mais médicos especialistas. Assim, os médicos demissionários consideraram que a situação era inaceitável, uma vez que a grave carência de recursos humanos não estava a ser resolvida.

Os profissionais descreveram uma situação de exaustão, de desmotivação e de realização de milhares de horas de urgência que vão muito para além da escala legal.

Para o Bloco de Esquerda, esta é uma situação grave e que exige esclarecimentos sobre que compromissos foram assumidos e não estão a ser cumpridos, sobre as razões pelas quais não foram feitas as contratações que tinham sido prometidas e também sobre as necessidades deste hospital.

Assim, o grupo parlamentar requereu a audição do coordenador e dos chefes de equipa de urgência do Hospital D. Estefânia demissionários, assim como do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Central, tendo o requerimento sido aprovado esta quarta-feira por unanimidade.

Termos relacionados Política
(...)