Madeira

Bloco defende tetos máximos aos preços das rendas de casa na Madeira

17 de fevereiro 2025 - 11:14

Roberto Almada foi ao bairro da Nazaré este domingo defender que o Governo Regional deve assumir o papel de regulador para evitar o agravamento da crise da habitação.

PARTILHAR
Candidatos do Bloco no Bairro da Nazaré (Funchal)
Candidatos do Bloco às eleições de 23 de março na Madeira visitaram este domingo o Bairro da Nazaré, no Funchal. Foto Bloco/Madeira

A pré-campanha do Bloco de Esquerda/Madeira para as eleições de 23 de março  passou este domingo pelo bairro da Nazaré, no Funchal. O cabeça de lista Roberto Almada, visitou o bairro acompanhado pela coordenadora regional do partido, Dina Letra, e outros canditatos às próximas legislativas regionais.

Deste contacto com a população, Roberto Almada disse aos jornalistas ter ouvido "a preocupação com a falta de habitação e com os valores astronómicos para arrendamento e aquisição", aproveitando para sublinhar as medidas que o Bloco propõe para conseguir baixar o preço das rendas de casa na Região Autónoma.

"É preciso baixar o preço da habitação e não apenas fazer construção", afirmou o candidato, propondo a fixação de "um teto máximo para que os arrendamentos possam ser mais baixos" e também que nos novos empreendimentos, "25% dos fogos autorizados sejam dedicados à compra a custos controlados".

Roberto Almada defende que "a Região deve intervir na economia como regulador", porque caso contrário "vamos continuar a ter graves problemas", como o das pessoas "que estão a ser postas no olho da rua porque os senhorios querem transformar rendas de 500 euros em rendas de 1.000 ou 1.300 euros".

"As pessoas não querem habitações de borla, querem poder pagar a sua habitação", concluiu o candidato, acrescentando que para isso "é preciso garantir que as pessoas possam viver e pagar uma renda com o seu salário", que deve igualmente ser valorizado.