Está aqui

Autoridade da Concorrência acusa cadeias de hipermercados de prática equivalente a cartel

A acusação é de concertação de preços e envolve as empresas Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan e o fornecedor Bimbo Donuts. Deputado Ricardo Vicente lembra que Bloco propôs diploma para garantir preços justos, mas PS, PSD, CDS, IL e CHEGA chumbaram a iniciativa.
A acusação de concertação de preços envolve as empresas Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan – Foto da CGTP
A acusação de concertação de preços envolve as empresas Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan – Foto da CGTP

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou em comunicado, divulgado pela Lusa: "após investigação, a AdC concluiu que existem indícios de que as empresas Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan utilizaram o relacionamento comercial com o fornecedor Bimbo Donuts para alinharem os preços de venda ao público (PVP) dos principais produtos deste último, em prejuízo dos consumidores".

A AdC refere que a “nota de ilicitude não determina o resultado final da investigação”, uma vez que as empresas ainda vão ser ouvidas, mas a prática é considerada “muito grave” e a AdC salienta que que estas investigações duraram vários anos, nomeadamente entre 2004 e 2017. A autoridade, que diz que tem em curso “mais de dez investigações”, sublinha que a concertação de preços prejudica a opção de escolha pelo preço, o que é agravado pelo facto destas cadeias representarem “mais de metade” do mercado da distribuição no noso país.

Segundo a Lusa, num cartel os distribuidores habitualmente recorrem a contatos bilaterais com o fornecedor para garantir que todos praticam o mesmo PVP no mercado do retalho.

Em post no facebook, o deputado bloquista denuncia: “Depois de defenderem a grande distribuição e de votarem contra o diploma do Bloco que propõe a tomada de medidas urgentes para garantir preços justos aos consumidores e produtores, aqui está mais um relato de abuso que contraria a argumentação do PS, PSD, CDS, IL e CHEGA”.

 

Termos relacionados Sociedade
(...)