Com as projeções a indicarem um aumento da abstenção “em percentagem mas também, ao que parece em número absoluto de votantes”, Joana Mortágua transmitiu a preocupação do Bloco sobre este facto. Uma preocupação que, considera, é também “uma preocupação constante da democracia”.
A dirigente bloquista lembrou ainda que entretanto foram tomadas medidas que favorecem a ida às urnas dos cidadãos como “o recenseamento automáticos dos cidadãos portugueses que residem no estrangeiro e também com a possibilidade de vota antecipado em mobilidade”.
Apesar disso, a abstenção continua elevada. Para Joana Mortágua isso indica que “as causas da abstenção são diversas, complexas e exigem a continuidade de uma reflexão profunda”.
Isto porque é “factor negativo do ponto de vista democrático” que levanta problemas de representatividade. Por isso, o Bloco diz que trabalha para “inverter os níveis”.