Legislativas 2019

Fotogaleria: Visita ao Bairro dos Lóios, em Lisboa

Setembro 23, 2019
Fotos de Paula Nunes.

Estão abertas as inscrições para o voto antecipado nas legislativas

Setembro 22, 2019

Quem não consiga ir votar na sua zona de residência no dia 6 de outubro, pode fazê-lo já no próximo domingo em qualquer distrito do país. Basta inscrever-se online até quinta-feira.

José Luís Peixoto e Catarina Martins

Acesso para todos, respeito por quem trabalha e mais orçamento para a cultura

Setembro 22, 2019

Num almoço em Queluz com pessoas da área da cultura, Catarina Martins exigiu um por cento do PIB para a cultura e mais acesso a esta porque “a cultura é um serviço da democracia”.

Fotogaleria do Comício na Praça dos Poveiros, Porto

Setembro 22, 2019
Fotos de Paula Nunes do Comício do Bloco na Praça dos Poveiros, Porto, Setembro de 2019.
Jantar com ativistas laborais em Penafiel. Setembro de 2019.

António Costa esqueceu-se que não reverteu cortes que afetam os trabalhadores

Setembro 22, 2019

Num jantar com ativistas laborais em Penafiel, Catarina Martins invocou as declarações de António Costa de que tinha revertido todos os cortes. A coordenadora do Bloco notou que este se “esqueceu dos cortes que afetam a grande maioria dos trabalhadores destes país” e que o programa do PS continua a não falar deles.

Comício nos Poveiros, Porto, Setembro de 2019.

Responder à crise climática com mais emprego, transportes, serviços públicos

Setembro 21, 2019

No comício da praça dos Poveiros, Porto, Catarina Martins referiu-se às mobilizações de milhões de jovens pelo clima. Uma questão que “está em todos os programas” mas em que “não estamos todos a dizer a mesma coisa” porque a esquerda responde pelo clima com mais emprego, direitos, transportes e serviços públicos.

Fotogaleria: comício em Guimarães

Fotos de Paula Nunes.
Catarina Martins na feira da Senhora da Hora. Setembro de 2019.

Precisamos de autonomia para pessoas com deficiência e direitos para cuidadores

Setembro 21, 2019

Na visita à feira da Senhora da Hora, Catarina Martins foi abordada por duas mães cuidadoras que apresentaram os seus problemas. A coordenadora do Bloco defendeu autonomia das pessoas com deficiência e direitos para cuidadores. E lembrou que o partido se bate pela vida independente e estatuto do cuidador informal.

É preciso mudar as regras do jogo em que as mulheres perdem sempre

Setembro 21, 2019

Catarina Martins dedicou o comício do Bloco em Guimarães às “mulheres que lutam”. A partir do exemplo da vitória das amas, que depois de 35 anos a recibo verde são agora trabalhadoras da Segurança Social, saudou as “lutas coletivas e solidárias” que fazem o melhor pelo país e lembrou o tanto que falta fazer pelos direitos das mulheres.

Catarina Martins em visita ao bairro do Arcozelo, Barcelos, 20 de setembro de 2019. Foto: Paula Nunes.

Costa e Centeno viram campanha do PS contra o Bloco

Setembro 20, 2019

Costa e Centeno voltaram a virar baterias contra o Bloco. Em resposta, Catarina Martins afirmou que “quem quer fazer pontes, não as queima". Sobre as acusações de Mário Centeno acerca das contas do programa do Bloco, a coordenadora do Bloco afirmou que “não apresentamos um programa a cada dia”.

Fotogaleria: Comício no Capitólio

Fotos de Paula Nunes.
Catarina Martins, Teatro Capitólio, 19 de setembro de 2019. Foto: Paula Nunes.

Um país mais justo agora, contra quem diz "isto vai lá devagarinho"

Setembro 20, 2019

Em comício no Teatro Capitólio em Lisboa, Catarina Martins contrastou as propostas transformadoras do Bloco com as receitas da direita e do centro que "quer levar isto devagarinho". Habitação, educação, precariedade, serviços públicos e emergência climática dominaram as intervenções.

“Não basta multar a EDP, é preciso baixar a conta da eletricidade”

Setembro 19, 2019

Bloco defende que é preciso obrigar a EDP a devolver o dinheiro cobrado indevidamente e baixar a conta da eletricidade para famílias e empresas, retirando as consequências das conclusões da Comissão de Inquérito às rendas da energia.

Ambos mostraram que estão relativamente próximos e aquilo que pretendem é conquistar o chamado “centro”

E as pessoas, pá?

Setembro 19, 2019

O debate entre António Costa e Rui Rio teve, não apenas honras de transmissão nos três principais canais generalistas, mas também doses massivas de promoção ao longo do dia.. Por Jorge Martins

Catarina Martins na entrevista à CMTV afirmou que "maioria absoluta é perigosa"

“Uma das prioridades tem de ser fazer justiça a quem trabalha”

Setembro 19, 2019

Em entrevista à CMTV, Catarina Martins apontou que “a maioria absoluta é perigosa”, explicou as propostas bloquistas para o combate à corrupção e sublinhou que “ou há força do Bloco de Esquerda ou não vamos mudar para proteger quem vive do seu trabalho”.

“Uma democracia é forte quando toda a gente vê reconhecidos os seus direitos”

Setembro 18, 2019

Esta quarta-feira, Catarina Martins visitou a associação Moinho da Juventude, na Cova da Moura, na Amadora. A coordenadora do Bloco afirmou que os impedimentos burocráticos à regularização das pessoas migrantes são inaceitáveis.

Marisa Matias sublinhou a importância do investimento nestas regiões, de forma a movimentar a economia local e fixar residentes e entidades empregadoras

Marisa Matias esteve em Rompecilha “na defesa das populações do Interior”

Setembro 18, 2019

Por parte do público presente, um dos habitantes de Rompecilha, louvou o trabalho feito pelo Bloco nestas regiões dizendo que “falar do interior é fácil, ir ao interior do interior é que é difícil”. Artigo publicado em Interior do Avesso.

“Proteger pensões é também combater a precariedade”

Setembro 18, 2019

Durante o debate entre os líderes dos seis partidos com representação parlamentar, Catarina Martins defendeu que é preciso garantir pensões “que permitam às pessoas viver com dignidade". A coordenadora do Bloco destacou ainda a necessidade de acabar com a promiscuidade entre negócios e política.

"Se eu estivesse num sistema com duplo voto, provavelmente votaria para reforçar os dois partidos à esquerda do PS, mas como só tenho um voto, apoiarei claramente o Bloco de Esquerda" - escreve André Freire

Eleições para a Assembleia da República 2019 – Endossamento Público ao Bloco de Esquerda

Setembro 16, 2019

Do meu ponto de vista, o mais importante é a não existência de uma maioria absoluta de um só partido e a uma distância significativa da dita. Por André Freire, Politólogo, Professor Universitário

Candidatos com deficiência apresentam manifesto eleitoral

Setembro 16, 2019

Os candidatos com deficiência às eleições legislativas nas listas do Bloco publicaram o seu manifesto eleitoral. Defendem a elaboração de uma Estratégia Nacional para a Deficiência em prol de uma vida independente, alterações no sistema de ensino, direito à reforma antecipada e um contingente de habitação acessível.

Fotografia de Paula Nunes

“As instituições de investigação precisam de financiamento plurianual”

Setembro 16, 2019

Em visita ao Cetemares, do Instituto Politécnico de Leiria, Catarina Martins sublinhou a necessidade de financiamento plurianual de instituições de pesquisa, de forma a planearem a sua atividade e aliarem a investigação de ponta às práticas na economia favoráveis ao país.

“Grande compromisso do país tem de ser com as pensões mais baixas”

Setembro 16, 2019

Bloco de Esquerda defende o aumento das pensões mais baixas e o fim da inclusão dos rendimentos dos filhos na atribuição do complemento solidário para idosos.

Fotografia de Paula Nunes

"PPP nos hospitais são imagem da promiscuidade que tem vindo a enfraquecer o SNS"

Setembro 15, 2019

Este domingo, num debate na TVI entre Catarina Martins e Rui Rio, a coordenadora do Bloco afirmou que a gestão privada dos hospitais “não traz nenhuma vantagem” e que esta ideia “tem sido ruinosa para o SNS”.