Terminou esta quarta-feira o prazo dado pelo Tribunal de Westminster para os advogados de Assange juntarem elementos junto do Governo britânico para contestar a possibilidade da sua extradição. A partir de agora, o executivo pode anunciar a sua decisão a qualquer momento. Numa carta publicada na quarta-feira, a comissária de Direitos Humanos do Conselho da Europa, Dunja Mijatović, exortou a secretária do Interior do Reino Unido, Priti Patel, a não extraditar Julian Assange.
“A natureza ampla e vaga das alegações contra Assange e dos crimes listados na acusação são preocupantes, pois muitos deles dizem respeito a atividades no centro do jornalismo de investigação na Europa e além”, refere Mijatović.
“Consequentemente, permitir a extradição de Assange nessa base teria um efeito assustador na liberdade de imprensa e poderia, em última análise, dificultar a execução da sua tarefa como divulgadora de informações e fiscalizadora pública em sociedades democráticas”, continua.
Também esta quarta-feira um grupo de trinta deputados e deputadas do Parlamento Europeu protestou em frente à entrada da sede desta instituição, exigindo a libertação de Assange, que está detido na prisão de Belmarsh, em Londres.
An imminent decision on the extradition of #JulianAssange to the US is now in the hands of UK home secretary @pritipatel.
Left MEPs speak out against the criminalisation of journalism & for media freedom.
Jail war criminals, not journalists!#FreeAssangeNOW pic.twitter.com/S7PaFw9a4X
— The Left in the European Parliament (@Left_EU) May 18, 2022
Na sua conta de Twitter, Marisa Matias escreveu que “a extradição de Julian Assange para os EUA abre um perigoso precedente para o jornalismo e para a liberdade de imprensa”. A dirigente do Bloco de Esquerda defende que “é preciso libertar Julian Assange e já, não extraditá-lo”.
Jornalismo não é, nem pode ser, um crime.
A extradição de Julian Assange para os EUA abre um perigoso precedente para o jornalismo e para a liberdade de imprensa.
É preciso libertar Julian Assange e já, não extraditá-lo.#FreeAssange #FreeAssangeNOW pic.twitter.com/Yh2f8kZ44y— Marisa Matias (@mmatias_) May 18, 2022
Noutra publicação, Marisa assinalou que, “sem a divulgação pela Wikileaks dos documentos revelados por Chelsea Manning, não saberíamos o grau ou extensão dos crimes de guerra cometidos pelos EUA e outros”.
No entanto, “ninguém foi responsabilizado por eles mas Julian Assange foi criminalizado por permitir ao mundo conhecê-los”.
O destino de Julian Assange está neste momento nas mãos de Priti Patel, que brevemente se irá pronunciar sobre a extradição do fundador do Wikileaks. Os EUA pretendem julgar Assange pela suposta conspiração para obter e divulgar informações de defesa e segurança. A perseguição norte-americana repousa no facto de o WikiLeaks ter publicado milhares de documentos relacionados com as guerras lideradas pelos EUA no Iraque e no Afeganistão.
Se condenado, Assange provavelmente enfrentará uma sentença de prisão perpétua. Em 2021, um tribunal britânico decidiu que o fundador do Wikileaks poderia ser extraditado apesar das advertências da sua equipa jurídica sobre o seu estado de saúde.
A campanha Don't Extradite Assange Campaign tem apelado ao envio de cartas ao primeiro-ministro Boris Johnson e às secretário do Interior Priti Patel que "podem e devem impedir a extradição de Julian Assange". O abaixo assinado dos Repórteres sem Fronteiras recolheu 64 mil assinaturas e a organizaçao tentou entregá-las ao Ministério do Interior britãnico, que se recusou a recebê-las, tendo seguido por correio e email. Representantes desta organização de jornalistas entregaramtambém as assinaturas nas embaixadas britânicas em Madrid, Argel, Washington, Paris, Berlim e no consulado do Rio de Janeiro.
A @RSF_inter entregou uma petição, com quase 64 mil assinaturas de todo o mundo, coletadas em apenas um mês, pedindo à ministra do Interior do Reino Unido, @pritipatel, que rejeite a extradição do fundador do @wikileaks, Julian Assange, aos Estados Unidos.https://t.co/GdXS1TOw87
— RSF em português (@RSF_pt) May 19, 2022