Está aqui

ATERRA: movimento interrompe evento de aviação

“Mais aviões? Só a brincar!” Foi o que foram a Ponte de Sôr dizer os ativistas do ATERRA, um coletivo que defende a redução do tráfego aéreo e a mobilidade sustentável. No Air Summit voaram aviões de papel para exigir a descarbonização da economia.
Foto de movimento ATERRA

O ativismo pela mobilidade sustentável aterrou em Ponte de Sôr. Um grupo de “hospedeiras e hospedeiros de bordo” interromperam o maior evento de aviação da Península Ibérica, o Air Summit, quando falavam Miguel Frasquilho, presidente da TAP, e uma representante da multinacional Vinci.

Ao mesmo tempo que surgiu uma faixa a dizer “Mais aviões, só a brincar! Jet fuel, duty free?”, voaram aviões de papel e a voz de um “piloto” começou a dar indicações: “bem-vindos a bordo do Planeta Terra. Isto é um voo sem retorno. Não há saídas de emergência, nem na frente, nem nos lados, nem atrás. Há já demasiada poluição atmosférica, recomendamos pôr a mascara de oxigénio. Convidamo-vos a escolher o desenvolvimento de transportes com energia limpa, o respeito pelos recursos do planeta e pelas nossas vidas, em vez dos lucros a curto prazo.”

A ação do ATERRA tinha como objetivo recordar o contributo destas empresas “para a ruína ambiental do país e para o caos climático no planeta”. Segundo os ativistas, as emissões de carbono aumentaram em Portugal “muito por culpa dos transportes e do setor da aviação – que aumentou 7% no último ano”. Uma situação que iria piorar “se deixássemos o governo e a Vinci avançar com o atual plano de expansão da Portela e novo aeroporto no Montijo”. Nesse caso, “as emissões no setor da aviação subiriam cerca de 40%”, alegam. Para além disso, avançam como argumento contra a construção do novo aeroporto a proteção do “paraíso de biodiversidade no Estuário do Tejo”.

A ATERRA lembrou ainda “há décadas” que combustível e bilhetes de aviação “não estão sujeitos a qualquer tributação de impostos”.

O movimento que pertence à rede internacional Stay Grounded exige “uma redução do tráfego aéreo, da sua poluição local e emissões globais” e um aumento do transporte ferroviário.

Termos relacionados Sociedade
(...)