Está aqui

Apoiantes de Bolsonaro já fizeram pelo menos 50 ataques

Nos últimos dez dias, foram contabilizados 50 ataques por parte de apoiadores de Bolsonaro no Brasil. Os ataques incluem agressões e ameaças.
Fotografia: commons/wikimedia.org
Fotografia: commons/wikimedia.org

A contabilização é da Pública, num levantamento inédito feito em parceria com a Open Knoledge Brasil.

Entre os casos, encontram-se uma jornalista esfaqueada e ameaçada de violação, um atropelamento de alguém que usava uma camisola com referência a Lula, uma jovem presa e agredida, atirada despida para uma cela da esquadra, um homem morto.

Estes ataques ocorreram todos depois do dia 30 de setembro. Os apoiantes de Bolsonaro intensificaram a violência, o que mostra que as declarações do candidato que incitam à violência, seja contra mulheres, LBGTs, negros ou indíos, estão a ter eco pelo país, transformando-se em agressões. A intensificação deste tipo de ataques mostra que as situações de violência não podem já ser vistas de forma isolada.

A maior parte dos ataques ocorreu na região sudeste do Brasil. A Open Open Knowledge Brasil e a Brasil.io, em parceria com a Pública, irão agora recolher e monitorar casos de agressões ligadas às eleições de 2018. Os casos serão publicados no site Vítimas da Intolerância e é pedido que, havendo uma denúncia, esta seja enviada para o mesmo.  

Termos relacionados Internacional
(...)