O prémio é atribuído em reconhecimento do trabalho desenvolvido pela ADPD de dedicação e excelência no apoio às pessoas com diabetes e nos esforços para a prevenção da doença.
O prémio é uma iniciativa da Federação Internacional da Diabetes – Europa e visa distinguir o que de melhor é feito na inovação e na comunidade da diabetes.
José Manuel Boavida, presidente da APDP, declara, em resposta à atribuição do prémio, que “estamos muito honrados e felizes por este reconhecimento internacional atribuído à associação pelo seu constante compromisso com a melhoria da vida das pessoas com diabetes em Portugal, na Europa e no mundo. Em pleno ano de pandemia por covid-19 tudo é pouco para salientar o impacto que a diabetes tem em Portugal e no mundo, principalmente nas atuais condições. A vontade política para pôr na ordem do dia a luta contra a diabetes penso que receberá um novo impulso com este prémio”.
APDP, hoje, tão ou mais que nunca! 94 anos a criar apoio às pessoas com diabetes
A APDP é a associação de diabetes mais antiga do mundo, com mais de 95 anos, tendo sido fundada em 1926 pelo médico Ernesto Roma. O objetivo da fundação foi fornecer insulina a quem não tinha meios económicos para a obter.
No site da associação, destaca-se que “a APDP é única na forma como adota uma abordagem multidisciplinar nos processos de cuidado, educação, ação local, investigação e intervenção política”, tendo lançado diversas iniciativas para “aumentar a consciencialização para uma melhor gestão e prevenção da diabetes na comunidade”.