Está aqui

Alemanha: segunda-feira será dia de greve nos transportes

Dois sindicatos do setor marcaram uma greve que se espera ser uma das maiores dos últimos trinta anos. Com a inflação em 8,7%, os trabalhadores alemães não se resignam à perda de poder de compra.
Trabalhadores do EVG em luta. Foto: EVG.

Os trabalhadores dos transportes na Alemanha exigem melhores salários face a uma taxa de inflação de 8,7% em fevereiro. Por isso, esta segunda-feira, estarão em greve. Transportes aéreos e marítimos incluídos. Serão provavelmente “as maiores greves a que o país assistiu em trinta anos”, escreve a Euronews”.

Frank Werneke, dirigente do sindicato dos serviços Ver.di, o segundo maior do país e que representa mais de 2,5 milhões de trabalhadores dos setores públicos,, conta com um “efeito massivo” em todo o país. Diz em conferência de imprensa, segundo a Deutsche Welle, que o seu sindicato “representa grupos de trabalhadores que literalmente gerem o país e são muito mal pagos para o fazer”. Pretendem-se aumentos de 10.5% ou 500 euros por mês.

Este sindicato decidiu juntar forças com o EVG, que representa sobretudo trabalhadores da Deutsche Bahn, a empresa ferroviária que também tem serviços de autocarros e de outros meios de transporte, mas também de algumas outras empresas de transporte de passageiros. Este, por seu turno, exige aumentos de 12% ou de um mínimo de 650 euros. A Deutsche Bahn e outras empresas de transportes públicos apenas querem pagar mais 5%, a que se propõem juntar um pagamento único de 2.500 euros. Martin Burkert, dirigente sindical do EVG esclarece que os trabalhadores apenas querem “uma oferta negociável” e não o escalar de tensões.

Entretanto, a Deutsche Bahn anunciou o cancelamento de todos os comboios de longa distância e da maior parte dos comboios regionais na segunda-feira. E de “numerosos comboios” na terça-feira. E vários aeroportos fizeram o mesmo. O aeroporto de Frankfurt, o que tem mais tráfego na Alemanha, cancelou todos os voos regulares e o de Munique, o segundo mais frequentado, cancelou todos os voos de passageiros no domingo e na segunda-feira.

Termos relacionados Internacional
(...)