Está aqui

90 anos de Zeca Afonso: petição pela salvaguarda da obra junta mais de 11 mil assinaturas

No dia em que José Afonso faria 90 anos, a AJA vai entregar no Ministério da Cultura uma petição que defende a salvaguarda e reedição da sua obra. Até ao momento, esta petição juntou já mais de 11500 assinaturas. Vários espetáculos irão também assinalar o nascimento do cantor.
Graffiti comemorativo da obra de José Afonso.
Graffiti comemorativo da obra de José Afonso. Foto de GualdimG. Wikicommons.

A petição lançada pela AJA, Associação José Afonso, é dirigida ao Ministério da Cultura. Defende que este organismo considere a obra do cantor como “de interesse nacional”, uma vez que é uma “referência maior da cultura musical portuguesa”, um “património de inestimável e de inexcedível grandeza, integrando o que de mais valioso se contém na música portuguesa do séc XX” e “integra a mais vivida memória do nosso passado em ditadura e do nosso renascimento em Abril na construção de democracia”.

No texto da petição lembra-se igualmente que “não obstante a indesmentível importância desta obra, encontram-se indisponíveis para aquisição onze álbuns, integrando a maioria da obra de José Afonso”, devido à insolvência da Movieplay. Esta situação da empresa faz com que seja desconhecido o paradeiro dos “masters” das músicas gravadas por José Afonso, comprometendo a sua reedição.

Os promotores escolheram uma data simbólica para a entrega da petição que pretende salvaguardar e valorizar a obra deste autor. Esta sexta-feira, José Afonso faria 90 anos.

Jorgete Teixeira, da AJA, declarou à Lusa que se pretende com esta recolha de assinaturas que as suas canções estejam disponíveis para as novas gerações “porque é urgente que assim seja. Porque é inadmissível que não existam no mercado discográfico todos os álbuns de um artista de tal valor”.

Para assinalar os 90 anos do nascimento do compositor, para além da entrega do abaixo-assinado, a AJA tem várias iniciativas marcadas. Nesta sexta-feira, ocorrerá em Grândola o espetáculo “Como se fora seu filho”, contando com atuações de Francisco Naia e do rapper Xoto. Em Setúbal haverá um concerto dos Cais da Saudade.

No sábado, em Lisboa, acontecerá a apresentação do livro e disco “José Afonso ao vivo” de Adelino Gomes. Filipa Pais, Maria Anadon, Zeca Medeiros e David Zaccaria cantarão. Em Aveiro será inaugurada uma silhueta do músico na estação de comboios da CP, da autoria de Marcos Muge, e haverá um concerto dos Couple Coffee.

Dias 9 e 10, no Seixal, haverá concertos de Francisco Fanhais, Manuel Freire, Tertúlia Coimbrã da Mira Tejo e Mário Barradas.

Termos relacionados Cultura
(...)