30% dos professores estão emocionalmente exaustos, revela estudo do ISPA

Entre 2010 e 2013 uma equipa de investigadores do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) inquiriu cerca de mil professores do ensino básico e secundário tendo concluído que 30% dos docentes estavam exaustos e sem sentimento de realização profissional.
A percentagem de professores afetados fica um pouco acima dos números habituais registados noutros países.

A coordenadora do estudo, Ivone Patrão afirmou à Lusa que o objetivo era perceber se "existiam muitos docentes em stress ou burnout"  tendo acrescentado que "a percentagem fica um pouco acima dos números habituais registados noutros países, que rondam entre os 15 e os 25%”.

“O bem estar dos professores é considerado essencial para o sucesso de todo o projeto educativo", referiu Ivone Patrão que acrecentou : “ tendo em conta todas as mudanças sociais e políticas, o burnout começa a ser um problema social de extrema relevância".

De acordo com este estudo, a maior parte dos professores em burnout são mais velhos (a média de idades é de 49 anos), têm um vínculo à função pública e dão aulas no ensino secundário.

Um problema que afeta todo o contexto educacional

O burnout afeta não só o professor, mas também o contexto educacional, dado que o mal estar pode provocar problemas de saúde, perda de motivação, irritabilidade, aumento dos níveis de absentismo e também abandono da profissão podendo, desta forma, interferir na concretização de objetivos pedagógicos.

Para Ivone Patrão, este professores “não se sentem satisfeitos com o seu trabalho nem com o sistema educativo tal como ele estava quando foram inquiridos”.

A investigadora refere ainda que os resultados do estudo não são representativos da realidade que se vive entre os docentes, mas em função da sua experiência clínica “ é possível perceber que o burnout é uma prática constante”.

Este estudo será apresentado hoje em conferência de imprensa pela Fenprof na Assembleia da República para denunciar este problema e apontar causas e consequências e também propostas para a sua solução.

Termos relacionados Sociedade