Está aqui

15 por cento dos portugueses consideram-se ateus ou agnósticos

Portugal está entre os países com mais cidadãos criados como cristãos que deixaram de o ser ao longo da vida, revela estudo da Pew Charitable Trusts.
Fotografia de Paulete Matos.

Estudo da Organização Não Governamental norte-americana “The Pew Charitable Trusts” revela, segundo a agência Lusa, que 15% da população portuguesa se apresenta como sendo agnóstica ou ateia. Portugal está ainda entre os países com mais cidadãos criados como cristãos que deixaram de o ser ao longo da vida.

A quebra de 11 pontos percentuais em Portugal nesta categoria, com uma diferença entre os 94% que afirmam ter sido criados como cristãos e os 83% que ainda admitem sê-lo, é, ainda assim, à diferença de 28 pontos percentuais na Bélgica e na Noruega, ou de 26 pontos percentuais na Holanda e em Espanha, sendo estes os países com a maior percentagem de abandono da religião.

A ainda elevada religiosidade dos portugueses não impede, no entanto, que cerca de 60% dos inquiridos portugueses se declarem favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo sexo - sendo, ainda assim, o nível de aceitação mais baixo na Europa ocidental - e que 60% se manifestem favoráveis à legalização do aborto.

Na Europa de leste, o nível de oposição ao casamento homossexual é, entre os jovens adultos (18 a 34 anos) em alguns países, superior a 90%.

Termos relacionados Sociedade
(...)