Está aqui

Ucrânia

Hanna Perekhoda. Foto publicado no Links.

A identidade ucraniana, a língua e a situação no Donbass

Dezembro 4, 2022

A historiadora Hanna Perekhoda fala nesta entrevista sobre imperialismo russo e a sua ideologia, os oligarcas ucranianos e os seus interesses em dividir para reinar, as máfias locais que controlaram a região e as “repúblicas populares” no Donbass, “zonas de corrupção, impunidade total, violência e injustiça generalizada”.

Manifestação pelos direitos LGBT+ na Rússia. Foto de Marco Fieber/Flickr.

Nova lei anti-LGBTI+ aprovada na Rússia

Novembro 27, 2022

A homofobia tem sido também arma de guerra, denunciam organizações de defesa dos direitos ucranianas que documentaram ataques. A Amnistia Internacional relata um acréscimo de violações de direitos humanos na Rússia.

Estudantes de Lviv em manifestação em frente à Academia de Impressão. Foto da International Labour Network of Solidarity and Struggle.

Ucrânia: estudantes manifestam-se contra encerramento de universidades públicas

Novembro 18, 2022

Os estudantes denunciam a política do governo de Zelensky que, na sequência de um empréstimo do Banco Mundial, quer reduzir quase para metade as universidades públicas do país.

Putin na comemoração do dia da Unidade Nacional. Foto de EVGENY BYATOV/EPA/Lusa.

O keynesianismo militar russo

Novembro 13, 2022

A estratégia do Kremlin é de combinar a coerção com o suborno de uma parte importante da população, redistribuindo a riqueza através do esforço de guerra. A questão é até quando este keynesianismo militar é viável. Por Volodymyr Ishchenko.

A esquerda ucraniana constrói-se em várias frentes

Outubro 30, 2022

Catherine Samary tem acompanhado a situação ucraniana. Encontrou-se com a esquerda deste país na conferência do Movimento Social e explica-nos o que este é, o que defende e como se posiciona face à guerra.

Putin no congresso do partido Rússia Unida. Foto do Kremlin.

Por detrás da guerra da Rússia estão trinta anos de conflito de classe pós-soviético

Outubro 23, 2022

A invasão da Ucrânia não é simplesmente um produto da mentalidade expansionista de Vladimir Putin. Corresponde a um projeto de capitalismo russo que ele e os seus aliados prosseguiram desde o colapso da União Soviética. Por Volodymyr Ishchenko.

Imagem da Bilkis.

Bilkis, uma organização feminista ucraniana face à invasão

Outubro 16, 2022

Entrevista de Patrick Le Tréhondat com Lisa, Zhenya, Yana e Ivanka, feministas ucranianas que contam a sua experiência da guerra, a organização da solidariedade e os desafios dos movimentos feministas e LGBT+ no país.

Kiev. Monumento à independência e bandeira ucraniana. Foto de Øyvind Nondal/Flickr.

Perguntas sobre a Ucrânia

Outubro 2, 2022

A guerra no Donbass em 2014 era uma guerra civil? Como surgiram os movimentos separatistas? Os acordos de Minsk podiam ter evitado a invasão russa? O que se passou depois do EuroMaidan? Qual a dimensão da extrema-direita na Ucrânia? E que esquerda existe? Daria Saburova dá-nos as suas respostas.

Katja Zlatija, “Não à Guerra" escrito na neve. Petrozavodsk. 5 março de 2022. Wikimedia.

Tinder e pombos: protestos criativos desafiam repressão de Putin

Outubro 1, 2022

À medida que as manifestações anti-guerra varriam o país, o aparelho repressivo do Estado intensificou-se e o protesto foi-se tornando clandestino. Os ativistas mais comprometidos permaneceram desafiadores, criando maneiras criativas de espalhar a sua mensagem anti-guerra. Por Ernest Reid.

Putin visita a fábrica de Prigozhin em 2010 no âmbito do contrato de refeições escolares. Foto Governo da Rússia/Wikimedia Commons.

“Cozinheiro de Putin” assume ser criador do grupo Wagner

Setembro 28, 2022

Yevgeny Prigozhin é um dos elementos próximos do chefe de Estado russo e dirige o grupo de mercenários que tem cometido atrocidades em vários conflitos no mundo e que participou também guerra no Donbass em 2014 e na invasão da Ucrânia.

A Ucrânia não deve tornar-se um laboratório neoliberal

Setembro 25, 2022

Centenas de milhares de trabalhadores ucranianos mobilizaram-se para defender o seu país contra a invasão russa. Enquanto isso, as elites económicas aproveitam este momento para implementar uma impopular agenda de liberalização. Por Anna Jikhareva e Kaspar Surber.

Mais de 1.300 detidos em protestos anti-guerra na Rússia

Setembro 22, 2022

Horas depois de Vladimir Putin ter anunciado a mobilização de reservistas, houve protestos em 38 cidades, como não se via desde o início da invasão. Voos só de ida a partir da Rússia esgotaram em pouco tempo.

Trabalhadores da central nuclear de Zaporizhzhia lançam apelo urgente

Agosto 21, 2022

No documento, explicam que, nos últimos cinco meses, muitas normas legais, princípios e regulamentos destinados a garantir a segurança no campo da manipulação pacífica de átomos foram violados e que, nas últimas duas semanas, a central se tornou alvo de ataques militares contínuos.

Tanque russo destruído na Ucrânia. Foto: wikimedia commons.

Porque é que a Rússia não conseguiu alcançar os seus objetivos na Ucrânia?

Agosto 20, 2022

Por um lado, Moscovo procurou manter influência sobre a Ucrânia como um todo. Por outro, quis o “regresso” à Rússia dos territórios que considera historicamente seus. A prossecução simultânea dos dois objetivos e a divisão das suas forças fez falhar completamente o primeiro objetivo e em grande parte o segundo. Por Anatol Lieven.

Manifestação pela paz na Ucrânia em Berlim a 27 de fevereiro. Foto: A L´Encontre.

A guerra da Ucrânia e os argumentos pacifistas

Agosto 15, 2022

O apoio com armamento à Ucrânia prolonga a guerra? O fornecimento de armas diminui as despesas sociais? A insistência em continuar a guerra provoca fome massiva no Sul? Stephen R. Shalom e Dan La Botz debatem algumas das questões levantadas pelos movimentos pacifistas norte-americanos.

Ilustração da Commons.

Dez terríveis argumentos de esquerda contra a resistência ucraniana

Agosto 14, 2022

Sei que internacionalismo e solidariedade não se desfazem pela primeira vez. Mas não se pode abordar a sua reconstrução ignorando o que está por trás: ilusões idealistas, estruturas de desigualdade, correntes reacionárias que permitem que se ignore o imperialismo russo e a luta ucraniana pela autodeterminação. Por Oksana Dutchak.

Detenção de uma manifestante em Moscovo na Praça Pushkinskaya a 24 de fevereiro de 2022. Foto: Natalia Budantseva/OVD-Info.

Rússia: cinco meses de guerra, cinco meses de intensificação da repressão

Agosto 5, 2022

Desde o início da guerra houve mais de 16.380 detenções de russos por serem contra a guerra. A muitos foi negada assistência legal. Segundo a OVD-info, as leis sobre “ameaças à segurança” continuam a endurecer, impedindo o direito à manifestação e há mais de 5.500 páginas de internet bloqueadas pela censura militar.

Movimento Socialista Russo. Foto do Twitter.

A esquerda e a resistência na retaguarda de Putin

Julho 31, 2022

O Movimento Socialista Russo diz que o regime de Putin está num processo de “fascização” e explica o que é militar na esquerda anti-guerra atualmente neste país numa entrevista feita por João Woyzeck.

Taras Bilous.

“Sou um socialista ucraniano. Eis porque resisto à invasão russa”

Julho 31, 2022

Enquanto socialista e internacionalista abomino a guerra. Mas a defesa da auto-determinação justifica a resistência dos ucranianos comuns à invasão brutal do nosso país por parte de Putin. Por Taras Bilou.

Joe Biden e Pedro Sánchez na última Cimeira da Nato. Foto: Nato/Flickr,

A caminho de uma nova guerra mundial permanente?

Julho 19, 2022

Com o novo conceito estratégico, a NATO aumenta e agrava as múltiplas crises que já enfrentávamos antes da injustificável e inaceitável guerra de ocupação da Ucrânia pela Rússia, inserindo-as agora no quadro de uma ameaça crescente do uso da força militar contra a sua lista indefinida de inimigos e ameaças. Por Jaime Pastor.

Infraestrutura ucraniana destruída pela guerra. Foto: Volodymyr Kuzka/EU Civil Protection and Humanitarian Aid.

A reconstrução da Ucrânia devia beneficiar o povo. O Ocidente tem outras ideias

Julho 17, 2022

A Ucrânia enfrenta a tarefa colossal de lidar com uma destruição imensa e relançar a indústria mas as políticas neoliberais do Governo e parceiros internacionais não são adequadas. É precisa intervenção do Governo para uma economia sustentável, defender o emprego estável, redistribuir riqueza e desoligarquizar. Por Vitaly Dudin.

Manifestação contra a guerra do "Comité Ucrânia" da Suíça. Foto do Facebook da organização.

Ucrânia: uma negação de autonomia em nome da geopolítica e/ou da paz

Julho 10, 2022

Gilbert Achcar analisa as divisões que têm surgido na esquerda por causa da invasão da Ucrânia e que derivam de duas novidades: a invasão russa de um país vizinho mais fraco em nome de ambições expansionistas nacionalistas declaradas abertamente e o apoio ativo e consistente da NATO à resistência do país invadido.

Autarca russo protesta em tribunal contra a guerra

Junho 22, 2022

Preso desde abril no âmbito das leis contra a "informação falsa" e as críticas às Forças Armadas, o deputado municipal moscovita Alexei Gorinov apareceu em tribunal com um cartaz a dizer "Sou contra a guerra".

Nascimento e morte do "mundo russo": uma história do conceito

Junho 13, 2022

Hoje, este conceito é uma pedra angular para justificar a guerra contra a Ucrânia e negar a toda a nação o direito à existência. Qual é a história por detrás do conceito do "mundo russo" e como é que ele surgiu? Por Ilya Budraitksis.

Ainda não há saída à vista para os cereais retidos na Ucrânia

Junho 8, 2022

Cerca de 20 milhões de toneladas de cereais estão retidas na Ucrânia, enquanto se sucedem os esforços diplomáticos para criar corredores marítimos de escoamento.