Está aqui

Ucrânia

O que é que o capitalismo tem a ver com isto?

Maio 24, 2022

O mito de que a globalização capitalista iria dissuadir as guerras pode finalmente ser posto de lado. O economista David F. Ruccio analisa algumas das perspetivas que mostram as relações entre o sistema económico dominante e o conflito na Ucrânia num artigo lido por Carlos Carujo.

Dirigentes e ativistas sindicais do KVPU descarregam ajuda humanitária.

Governo ucraniano aproveita a guerra para desregulamentar leis de trabalho

Maio 23, 2022

O lóbi dos patrões, através do ex-presidente georgiano Saakashvili, redige legislação que permite o livre despedimento e impõe contratos individuais de trabalho à margem das leis laborais existentes. Com direitos de contestação restringidos e apostados na ajuda humanitária, os sindicatos ucranianos têm poucas condições de resistir.

A fanfarronice irresponsável não ajuda os ucranianos

Maio 15, 2022

Além da corrida precipitada para a guerra, na esperança de que a sua explosão abafasse o ruído dos muitos escândalos por si provocados, Boris Johnson e o seu executivo têm-se envolvido num jogo altamente perigoso. Artigo de Gilbert Achcar.

Taras Bilous numa manifestação com um cartaz a exigir o desmantelamento do Batalhão Azov. Foto do Twitter.

Autodeterminação e a Guerra na Ucrânia

Maio 14, 2022

Não podemos saber o destino da Ucrânia após a guerra. Mas as consequências serão terríveis se a Rússia vencer. Por Taras Bilous, Dissent.

Foto publicada na página do Helping to Leave.

As redes clandestinas que ajudam refugiados ucranianos na Rússia

Maio 11, 2022

Vários grupos de voluntários russos organizam-se para ajudar quem foge da guerra a sair da Rússia. A atividade não é ilegal mas relatam pressões das autoridades russas.

Imagem do grupo de Telegram do Movimento Feminista Anti-Guerra.

O rosto feminino do movimento russo anti-guerra: por que protestam as mulheres?

Maio 8, 2022

A investigadora e ativista russa Ella Rossman regressa à história recente do feminismo russo para mostrar como se tornou uma força decisiva na resistência contra a guerra.

Vitaliy Dudin. Foto da Ukraine Solidarity Campaign.

"A esquerda não deve tolerar o imperialismo de Putin"

Maio 3, 2022

Vitaliy Dudin, do Movimento Social ucraniano, explica nesta entrevista a participação da esquerda na resistência à invasão, reflete sobre o papel da Nato e da extrema-direita no conflito e apela à solidariedade internacionalista.

Oligarcas ucranianos. Foto Euromaidan.

O que é que o capitalismo tem a ver com isto?

Maio 1, 2022

O mito de que a globalização capitalista iria dissuadir as guerras pode finalmente ser posto de lado. O economista David F. Ruccio analisa algumas das perspetivas que mostram as relações entre o sistema económico dominante e o conflito na Ucrânia.

Yuliya Yurchenko. Foto da Ukraine Solidarity Campaign.

A luta pela autodeterminação ucraniana

Abril 30, 2022

Reduzir a guerra a um conflito entre Ocidente e Rússia trata a Ucrânia como um peão. Há uma dimensão que só se entende a partir da centralidade da luta anticolonialista pela independência, face à dominação russa e à do ocidente. E isto não deve impedir de ver os interesses de classe comuns. Entrevista com Yuliya Yurchenko.

Protesto levou cartazes proibidos à embaixada russa em Lisboa

Abril 29, 2022

A ação de solidariedade com as pessoas reprimidas por protestar contra a guerra na Rússia juntou dezenas de pessoas em Lisboa na denúncia dos ataques à liberdade de expressão.

Como os gestores europeus e norte-americanos ajudam os oligarcas russos

Abril 28, 2022

O trabalho dos gestores de riqueza é o de ajudar os clientes milionários a escapar aos impostos e outras obrigações. No caso dos oligarcas russos,  também ajudam a evitar as sanções.

François Chesnais em 2020. Foto de Jmtremblay/wikimedia Commons.

François Chesnais: O “Campismo” e a minha posição sobre a guerra

Abril 26, 2022

Nesta “carta a amigos e colegas brasileiros a propósito da invasão da Ucrânia”, o economista marxista François Chesnais interpela-os sobre a posição que leva alguns setores de esquerda a tomar o lado de Putin em nome de um “anti-imperialismo” e contrapõe que esta invasão é uma agressão unilateral da Rússia.

"Há mais peças alemãs nos tanques russos do que munições americanas nas armas ucranianas"

Abril 26, 2022

O cientista político e historiador Denis Pilash, também membro do Movimento Social ucraniano, fez esta semana o ponto de situação da guerra e da resistência em entrevista ao Democracy Now.

Manifestação pela Paz em Lisboa - Foto de Ana Mendes

Solidariedade com a Ucrânia: Apelo de intelectuais do Sul Global

Abril 26, 2022

Mais de 80 escritores e académicos, na sua maioria de países que têm apoiado Putin, lançaram o apelo “Não nos enganemos no combate! Apoiemos as pessoas da Ucrânia sem calculismo nem reserva".

F-35A Lightning II 34th FS 14-5096 HL. Foto de Duncan Monk/Flickr

Para os fabricantes de armas, a guerra na Ucrânia é muito lucrativa

Abril 24, 2022

Nem sequer 1% do material militar da Nato vai ser utilizado para ajudar a Ucrânia. Mas a invasão russa foi uma excelente notícia para os fabricantes de armamento. Por Gilbert Achcar.

Sobre as falsas narrativas em torno da guerra no Donbass

Abril 23, 2022

Putin diz que invadiu para salvar as populações da região de um massacre. Neste artigo, o historiador russo Nikolay Mitrokhin concorda que quem vive nas “Repúblicas Populares” merece proteção. A questão é: de quem?

Anticapitalistas solidários com a resistência ucraniana

Abril 22, 2022

Organizações anticapitalistas da Rússia, Ucrânia e de países da NATO lançaram um manifesto solidário com a resistência do povo ucraniano e contra o impulso militarista global trazido pela guerra.

Catarina Martins na Assembleia da República. Foto de Ana Mendes.

"O Bloco aplaude a resistência do povo ucraniano"

Abril 21, 2022
No dia em que o presidente ucraniano falou ao Parlamento português, Catarina Martins defendeu que "nenhum país deve desistir de através da diplomacia criar o caminho para a paz".
Soldados do Batalhão Azov em 2014. Foto de Carl Ridderstråle/Wikimedia Commons.

Por detrás da Brigada Azov, um movimento e tradição fascista na Ucrânia

Abril 18, 2022

Alex De Jong olha para a história e atualidade da extrema-direita na Ucrânia para desfazer os mitos que exageram ou mitigam o seu papel. E conclui que “uma Ucrânia livre e independente é uma primeira etapa necessária para vencer o fascismo”.

Ucrânia: Paz agora! Catarina, Chomsky e Corbyn subscrevem apelo

Abril 18, 2022

O manifesto apela ao cessar-fogo e negociações de paz com o apoio da ONU, ao cancelamento da dívida da Ucrânia e à proteção do Estado Providência nos países afetados pela crise económica decorrente da guerra.

Sessão: Fim à invasão da Ucrânia, uma história de imperialismos

Abril 15, 2022

Intervenções de abertura de Pedro Caldeira Rodrigues e Fernando Rosas na sessão pública realizada em Cacilhas a 25 de março de 2022.

Rublo versus dólar. Foto de Peter Jozwiak/Flickr.

O que significa o default da Rússia?

Abril 15, 2022

Crescem as especulações sobre um possível incumprimento da Rússia no pagamento da dívida externa e o que isso implica. O país parece ter uma almofada financeira confortável mas dificuldade em fazer pagamentos em dólares. E parece haver interesse em empurrá-lo para uma situação de "default técnico".

Moscovo. Foto de Sergei F/Flickr.

"Para travar a invasão é preciso um novo imaginário popular russo"

Abril 13, 2022

A imagem de um povo russo “lobotomizado” que apoiaria em massa a guerra de Putin é amplamente divulgada. Karine Clément socióloga especializada no estudo das classes populares russas nota que esta imagem é parcial, potenciada nas redes sociais por uma classe média intelectualizada sem ouvir verdadeiramente o que estas pensam.

Tanques a serem transportados por ferrovia.

Os ferroviários bielorrussos estão a sabotar as linhas férreas contra a guerra

Abril 13, 2022

Há dezenas de trabalhadores dos caminhos de ferro presos na Bielorrússia. Apesar disso, os atos de sabotagem contra o transporte de material de guerra russo continuam e estão a obter vitórias. Por Patrick Le Tréhondat.

Comunismo sim, putinismo não!

Abril 12, 2022

Michael Löwy defende que a invasão da Ucrânia nos colocou perante opções irreconciliáveis: ou comunismo ou putinismo, ou Vladimir Ilitch ou Vladimir Putin, ou direito de autodeterminação das nações ou direito dos impérios de invadir e procurar anexar outros países. Um texto lido por Carlos Carujo.