Turquia

Perseguições judiciais e controlo dos principais meios de comunicação social são a realidade do jornalismo na Turquia. Uma “década repressiva” que colocou claramente o jornalismo independente em risco de extinção” dizem os Repórteres sem Fronteiras.

Em 2014, o HDP lançou um apelo a manifestações críticas da falta de intervenção da Turquia face ao cerco da cidade síria de Kobane pelo “Estado Islâmico”. Apoiantes deste grupo atacaram-nas e causaram dezenas de mortos. Uma década depois e contra decisão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos são os curdos que foram sentenciados.

Duas super-potências mundiais e três potências regionais invadiram o pequeno país. Algumas para proteger um regime assassino mas todas destruíram quaisquer aspirações políticas independentes entre o povo sírio, dividindo-o e negando aos sírios a promessa de um futuro diferente. Por Yassin al-Haj Saleh.

Entre os devaneios de dois homens que não gostam de ser contestados nem criticados, palestinianos e curdos pagam uma pesadíssima factura. Dois conflitos que nasceram da política das potências europeias desde o início do século passado. Por José Manuel Rosendo em Meu mundo Minha aldeia.

Por José Manuel Rosendo em Meu mundo Minha aldeia