Nicarágua

A formalização – não se trata de uma legalização! – e manifestação pública dos paramilitares como “polícias voluntários” é uma ameaça declarada contra qualquer tentativa de oposição ou de mostrar descontentamento com o regime atual.

Matthias Schindler

O parlamento mudou unanimemente 148 dos 198 artigos da Magna Carta e anulou por completo outros 37 artigos, entre eles o artigo que proibiu a tortura. Só 13 artigos ficaram completamente intactos.

Matthias Schindler

Do sandinismo ao orteguismo, a história da revolução na Nicarágua é, sobretudo, a história da libertação de um povo contra a ditadura e do regresso progressivo ao autoritarismo. Nesta entrevista exclusiva ao Esquerda, Matthias Schindler, que participou no movimento de solidariedade com a Nicarágua durante 40 anos, fala das transformações do regime.

Daniel Moura Borges

Humberto Ortega faleceu como prisioneiro político em condições de isolamento e negligência médica total, condições impostas pelo seu irmão, o presidente Daniel Ortega, e pela sua cunhada, a vice-presidente Rosario Murillo.

Matthias Schindler

Os bens da ordem religiosa foram confiscados e esta deixa de poder existir no país uma semana depois de ter sido encerrada a Universidade Centroamericana por ser considerada um “centro de terrorismo”. A ação soma-se à expulsão de opositores em fevereiro e à ilegalização de milhares de organizações não governamentais.

Numa carta aberta dirigida aos partidos e organizações do Fórum de São Paulo, antigos presos políticos agora privados da sua nacionalidade acusam o regime de Ortega de ser "incompatível com os princípios de uma esquerda que pretende ser uma alternativa às injustiças do mundo em que vivemos".

O povo nicaraguense não mudou e continua o mesmo: combativo e solidário. O sandinismo mudou muito e se tornou um orteguismo

Henrique Carneiro