José Paulo Fafe comunicou que os salários em atraso na Global Media não serão pagos até que o processo da ERC contra o fundo que representa esteja concluído e o arresto anunciado por Marco Galinha seja retirado. Joana Mortágua acusa donos do JN, DN e TSF de serem “piratas”.
Em quatro dias, 308 trabalhadores fizeram donativos para o fundo que ajuda quem está a recibos verdes no grupo e ainda não recebeu os salários de outubro.
Depois da direção da TSF ter apresentado a demissão, as de outros três títulos do grupo Global Media tomaram a mesma decisão face à ameaça de despedimentos. Redação do Diário de Notícias está solidária com os restantes trabalhadores do grupo.
O Sindicato dos Jornalistas convida todos os profissionais da Comunicação Social em Portugal a parar durante uma hora, um mês depois da greve do JN, num “abraço solidário” com a sua luta.
A intenção anunciada do Global Media Group de despedir centena e meia de trabalhadores devia merecer "resposta célere" do Governo, defendem os deputados bloquistas. Reforço do Estado no capital da Lusa tinha apoio de uma "amplíssima maioria" parlamentar, diz José Soeiro.
Perante o anúncio de despedimento coletivo, os jornalistas do Jornal de Notícias apelam ao apoio dos leitores e de todos os que prezam a liberdade de imprensa e de expressão, bem como a todas as personalidades e instituições do país. Petição reuniu mais de 3000 assinaturas em 24h.
Sindicato dos Jornalistas considera “inadmissível, inviável e impensável” a intenção anunciada pelo grupo que detém os jornais Diário de Notícias, Jornal de Notícias, O Jogo, a rádio TSF e o Dinheiro Vivo, entre outras empresas de media.