Está aqui

Crise dos refugiados

Foto: MSF/Twitter.

Ocean Viking: 82 migrantes podem desembarcar em Lampedusa

Setembro 14, 2019

O navio Ocean Viking vai desembarcar em Lampedusa poucos dias depois de resgatar do Mediterrâneo 82 migrantes. Autorização pode indicar uma mudança de linha do novo governo italiano, após a saída de Matteo Salvini para a oposição.

O muro entre San Diego (esquerda) e Tijuana (direita), 2007. A fronteira entre os EUA e o México é das mais vigiadas do mundo. Foto: Gordon Hyde/US Army/Wikimedia Commons.

Mais de 2 mil menores atravessam México sozinhos em busca da fronteira americana

Setembro 4, 2019

Cerca de 36 mil pessoas atravessaram o México no ano passado, quase todas em busca da fronteira americana. 2240 eram menores e viajavam sem adulto a acompanhá-las, segundo relatório de organizações de apoio a migrantes no México.

Cena a bordo do Ocean Viking. Foto: Avra Fialas/SOS Mediterranée/EPA/Lusa

Ocean Viking desembarca em Malta

Agosto 23, 2019

O Ocean Viking resgatou 356 migrantes à deriva no mar ao largo da Líbia e ficou 20 dias parado no mar entre Itália e Malta à espera de autorização para desembarcar. Com os mantimentos a acabar, Malta permitiu finalmente o desembarque esta sexta-feira.

Desembarque de oito pessoas do Open Arms para assistência médica, 19 de agosto. Foto: Francisco Gentico/proactivaopenarms/Instagram.

Open Arms: justiça italiana dá ordem para desembarcar migrantes

Agosto 20, 2019

Após examinar as condições a bordo do navio de resgate Open Arms, a Procuradoria siciliana mandou apreender o barco e desembarcar os cerca de 90 migrantes a bordo.

Foto: Proactiva/Open Arms.

Open Arms: Salvini mantém impasse, desespero cresce a bordo

Agosto 18, 2019

O Open Arms mantém-se num impasse com mais de 100 migrantes a bordo ao largo de Lampedusa. Espanha criticou a conduta "inconcebível" de Salvini, que continua a bloquear desembarque. Migrantes desesperam a bordo e alguns tentaram chegar à costa a nado.

O ator Richard Gere em visita a semana passada aos migrantes apeados no Open Arms. Foto: elperiodico_cas/Open Arms/Instagram.

Portugal vai acolher até 10 migrantes do Open Arms

Agosto 15, 2019

Governo português anunciou estar disposto a receber parte dos migrantes a bordo do Open Arms, juntando-se a Espanha, França, Alemanha, Luxemburgo e Roménia. Matteo Salvini tentou reverter a autorização dada por um tribunal para o navio atracar em Itália.

Foto: Francisco Gentico/Open Arms/Instagram.

Open Arms a caminho de Lampedusa

Agosto 14, 2019

Navio da Open Arms parado há 12 dias no mar, com cerca de 150 migrantes a bordo, obteve finalmente autorização para desembarcar em Lampedusa. Um tribunal italiano levantou a proibição de desembarque imposta por Matteo Salvini.

Foto de Paula Nunes.

"Sabemos que o nosso país pode fazer melhor"

Junho 20, 2019

Em visita a famílias de refugiados em Lisboa, Catarina Martins elogiou a solidariedade do país no acolhimento, apontando pontos a melhorar na integração. Sobre a Lei de Bases da Saúde, lamentou as sucessivas recusas do PS mas reafirmou a disponibilidade para uma convergência que salve o SNS.

Foto de Paulete Matos.

Não fechemos os olhos

Junho 20, 2019

É chegado o momento de olhar com atenção para a qualidade dos programas de integração de refugiados em Portugal. Há uma discrepância considerável entre a imagem que passamos e a realidade ao longo de 18 meses do programa de acolhimento. Artigo de Joana Teixeira.

 

Sede do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Foto Threeohsix/Wikimedia Commons.

SEF continua a deter crianças requerentes de asilo

Abril 29, 2019

Relatório do Conselho Português para os Refugiados afirma que em 2018 a detenção de crianças requerentes de asilo em Portugal diminuiu mas não desapareceu, e apela ao fim desta prática condenada internacionalmente.

Navio Alan Kurdi. Foto sea-eye.org.

Portugal acolhe refugiados do navio Alan Kurdi

Abril 13, 2019

Portugal e mais 3 países europeus vão acolher 64 migrantes parados há mais de uma semana no meio do mar mediterrâneo. Itália e Malta tinham recusado a atracagem do navio Alan Kurdi.

Navio de resgate de migrantes à deriva no Mediterrâneo há 14 dias

Janeiro 5, 2019

São já dois os navios de resgate com 49 migrantes que aguardam, um há 14 dias, outro há sete dias, para aportar na Europa. Portugal disponibilizou-se para acolher até dez migrantes após o desembarque.

Fotografia: commons.wikimedia.org

Chegaram a Portugal 27 migrantes e refugiados do navio Aquarius

Outubro 6, 2018

Esta sexta-feira, Portugal acolheu 27 migrantes de origem somali, resgatados no passado agosto pelo navio humanitário Aquarius, que atracou em Malta.

“Estamos a assistir a um massacre de inocentes no Mediterrâneo”, denuncia médico italiano

Julho 27, 2018

Pietro Bartolo, médico em Lampedusa, fala sobre os “campos de concentração” na Líbia, e as violações, torturas e mortes que lá ocorrem, e desmonta o “artifício retórico” de que estamos perante uma “invasão” de migrantes. Bartolo afirma ter “vergonha da resposta do governo italiano”.

Amnistia Internacional: Acordo Itália-Líbia deixou migrantes “encurralados na miséria”

Fevereiro 3, 2018

Cumprido, esta sexta-feira, um ano de vigência do acordo, milhares de pessoas permanecem encurraladas em campos de detenção líbios onde são sujeitas a abusos e tortura, denuncia a Amnistia Internacional.

MSF alertam para condições desumanas em campos de refugiados nas ilhas gregas

Dezembro 7, 2017

Segundo os Médicos Sem Fronteiras, famílias inteiras enfrentam condições insalubres em acampamentos sobrelotados. Organização denuncia escassez de água e saneamento básico e alerta para emergência humanitária.

Extrema-direita lança campanha para impedir resgate de migrantes no Mediterrâneo

Junho 5, 2017

Campanha de recolha de fundos, lançada em meados de maio pelo movimento francês de extrema-direita “Geração Identitária”, já reuniu 64 mil euros. Objetivo é atacar barcos e equipas de salvamento e combater aqueles que identificam como os “inimigos da Europa”.

ACNUR pede mais proteção para os refugiados

ACNUR pede políticas “eficazes” para enfrentar nova vaga de refugiados

Janeiro 13, 2017

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) alertou a União Europeia para um novo afluxo de refugiados e pediu políticas para melhorar a proteção daqueles que se dirigem para a Europa.

Eurodeputados acusam Turquia de não garantir condições de vida dignas a refugiados

Novembro 16, 2016

55 eurodeputados, entre os quais Marisa Matias, afirmam que o governo turco não tem protegido os direitos dos refugiados e, mais especificamente, das crianças refugiadas, e pedem o fim do acordo da UE com a Turquia.

MSF alerta para péssimas condições de vida dos refugiados na Grécia

Outubro 22, 2016

Os Médicos Sem Fronteiras criticam duramente a política de acolhimento de refugiados da UE e a falta de capacidade da Grécia e das ONG em dar condições aos refugiados que continuam presos nas ilhas em acampamentos sobrelotados.

Foto de Meabh Smith/Trócaire/Flickr.

Refugiados são vítimas de ações desumanas, alerta OIM

Outubro 21, 2016

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) divulgou os resultados de um estudo sobre tráfico de seres humanos revelando que quase três quartos (71%) dos migrantes que fazem as rotas do Mediterrâneo Central foram sujeitos a vários tipos de ações violentas.

Refugiados: Amnistia Internacional denuncia violações dos direitos humanos na Hungria

Setembro 27, 2016

Milhares de refugiados são vítimas de agressões, detenções e expulsões ilegais pela Hungria junto à fronteira com a Sérvia, denunciou a Amnistia Internacional.

Mais de 4000 evacuados em Lesbos após incêndio num campo de refugiados

Setembro 20, 2016

O clima de tensão no campo de acolhimento sobrelotado de Moria resultou em confrontos e num incêndio que destruiu parcialmente o campo. Não houve feridos, mas milhares de refugiados perderam o seu abrigo.

Londres: Milhares dão as boas-vindas aos refugiados

Setembro 18, 2016

Milhares de pessoas participaram este sábado, em Londres, numa manifestação exigindo medidas políticas que facilitem o acolhimento de um maior número de refugiados tendo criticado as penalizações a que estes são sujeitos

Refugiados são vítimas de “mitos e receios”, diz presidente do CPR

Setembro 18, 2016

Desde a sua fundação, em 1991, o Conselho Português para os Refugiados (CPR) prestou mais de 100 mil atendimentos a pessoas que foram obrigadas a fugir do seu país devido a guerras, perseguições ou violação dos direitos humanos.