Aldeia afetada pelos incêndios vai arrancar eucaliptos

28 de setembro 2017 - 14:36

A aldeia de Casal de São Simão, uma das afetadas pelos incêndios de Pedrógão, começa em outubro a cortar eucaliptos num raio de cem metros em redor da localidade.

PARTILHAR
Casal de São Simão. Foto aldeiasdoxisto.pt

Os habitantes desta aldeia do xisto do concelho de Figueiró dos Vinhos seguiram o exemplo de Ferraria de São João, a poucos quilómetros, que também aprovou a substituição dos eucaliptos por árvores que resistam e travem o propagar das chamas em caso de incêndio florestal, como os sobreiros e medronheiros.

No Casal de São Simão, a zona de proteção contra incêndios abrangerá cerca de quinze hectares, segundo o cadastro já efetuado, que identificou cerca de cinco dezenas de proprietários daqueles terrenos. "Estamos apenas dependentes da disponibilidade dos madeireiros”, disse à agência Lusa o presidente da associação de moradores de Casal de São Simão, António Quintas, prevendo que os eucaliptos possam ser arrancados a partir de outubro.  

Em Ferraria de São João, no concelho de Penela, os trabalhos estão mais avançados e já foi terminada a fase do corte de eucaliptos numa área de cem metros em redor da povoação. O plano de reflorestação prevê a plantação de sobreiros, três tipos de carvalhos, nogueiras, castanheiros e medronheiros.

"Já há uma lógica de plantação: as árvores mais resistentes ao fogo, nomeadamente os sobreiros e carvalhos, ficam no exterior, e, mais próximo das casas, fica o pomar silvícola", afirmou à Lusa o presidente da associação de moradores, Pedro Pedrosa.