Dois anos de guerra na Ucrânia

24 de fevereiro 2024

Já saiu a revista Esquerda Saúde nº 3

Teaser

A edição de novembro de 2022 já está disponível online. Em destaque, a crise do SNS e a falta de respostas do Governo. Leia aqui a revista em formato pdf.

Parágrafos

O terceiro número da revista Esquerda Saúde inclui artigos sobre o debate orçamental para a Saúde, a troca de ministros no Governo, a situação dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, o ensino da Medicina, a gestão do SNS, a crise nas urgências, entre outros.

O editorial da Esquerda Saúde faz o rescaldo do "verão quente" no setor, com a demissão da ministra, a aprovação do novo Estatuto do SNS e a nomeação de uma direção executiva para o Serviço Nacional de Saúde.

Ainda sobre a crise do SNS nos últimos meses, com encerramento de maternidades e urgâncias de obstetrícia, Tânia Russo aponta que a pressão nas urgências obriga a deslocar profissionais e não há vontade política para suprir essas carências de profissionais. Jessica Pacheco fala da situação na Região Autónoma dos Açores, onde num dos hospitais já se gasta mais em horas extraordinárias do que em salários. E Mário André Macedo reflete sobre o que deve ser feito para alterar um sistema que é ineficiente e produz maus resultados.

Noutro artigo desta edição, Luís Mós fala da ausência das reivindicaçoes dos enfermeiros na proposta orçamental do Governo, enquanto se verifica um impasse negocial entre o novo ministro Manuel Pizarro e os sindicatos quanto às progressões nas carreiras, a contagem dos pontos e a não discriminação salarial.  

A revista publica ainda um testemunho de Maria Ribeiro, uma enfermeira que emigrou para a Bélgica no início da carreira e fala do que tem sido a sua experiência e das razões para ainda não ter regressado a um país que não valoriza estes profissionais. A enfermeira Fernanda Lopes fala do estado atual da enfermagem em Portugal, com as promessas do Governo a nunca se concretizarem.

A situação dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, que na maioria ainda esperam que o Governo reconheça os seus anos de carreira, é o tema de dois artigos de Eloísa Macedo e Nuno Malafaia.

Pedro Vilão Silva, estudante do quinto ano de Medicina, fala da realidade atual do ensino médico em Portugal, confrontando vários modelos. E Gisela Almeida aborda os desafios da gestão do SNS e do modelo de contratualização.


Descarregar revista Esquerda Saúde nº 3 em pdf


Ler edições nº 2 e nº 1

Thumbnail Image
Notícias Saúde Política EsquerdaSaúde

Parar a guerra em Gaza

12 de novembro 2023

50 anos do golpe no Chile

09 de setembro 2023

Qatar, o Mundial da vergonha

06 de novembro 2022