Monsanto: Há mais de um século a contaminar o planeta

Criada em 1901 como uma empresa de produtos químicos, a Monsanto, hoje dedicada à biotecnologia agrícola, tem vindo, ao longo dos anos, a contaminar o nosso planeta, a controlar a nossa alimentação e a exercer o seu poder e influência junto de governos e organismos públicos. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

20 de March 2014 - 20:23
PARTILHAR

Neste dossier, o esquerda.net explica por que razão a revista Fortune identifica a Monsanto como “possivelmente a corporação mais temida da América", bem como descreve os produtos com que a multinacional tem contaminado o planeta, entre os quais os PCB’s, o Agente laranja ou o herbicida Roundup.
Publicamos também artigos sobre as ações que ameaçam a semente, de Lanka Horstink, sobre a Monsanto e a controvérsia científica, de Irina Castro, sobre As agriculturas do mundo e o negócio das sementes, fertilizantes e pesticidas, de Ricardo Vicente, sobre a produção do Agente Laranja, de Nelson Peralta, e sobre Uma outra revolução verde e Os novos Frankensteins, ambos de Ricardo Coelho.

O esquerda.net reproduz ainda os artigos de Silvia Ribeiro, do La Jornada, sobre a relação entre Blackwater, Monsanto e Bill Gates, e de Marianne Falck, Hans Leyendecker e Silvia Liebrich, publicado no Süddeutsche Zeitung e intitulado O lado mais sujo da Monsanto.
É igualmente publicado um conjunto de documentários que falam sobre a Monsanto.

Termos relacionados: