You are here

Trump proíbe TikTok nos EUA

O presidente norte-americano alega que a aplicação de vídeos curtos detida pela empresa chinesa ByteDance põe em causa a segurança nacional. De acordo com o New York Times, a Microsoft está em negociações com a ByteDance para adquirir o TikTok.
TikTok, aplicação de vídeos curtos detida pela empresa chinesa ByteDance. Foto de Chantelle van Heerden, Flickr.
TikTok, aplicação de vídeos curtos detida pela empresa chinesa ByteDance. Foto de Chantelle van Heerden, Flickr.

"No que diz respeito ao TikTok, estamos a bani-lo dos Estados Unidos", anunciou Donald Trump aos jornalistas esta sexta-feira. O presidente norte-americano, citado pela CNN, Trump garantiu ter “essa autoridade".

Esta semana, o New York Times noticiou que a Microsoft está em negociações com a ByteDance para adquirir o TikTok, citando uma fonte próxima do negócio. Esta aquisição não parece, no entanto, abalar a determinação de Trump.

O TikTok alcançou uma enorme popularidade nos EUA, principalmente entre a população jovem. A aplicação de vídeos curtos tornou-se, inclusive, a primeira rede social chinesa a conseguir uma dimensão tão significativa entre os utilizadores fora do seu país de origem. nos Nos primeiros três meses de 2020, o TikTok registou 315 milhões de dowloads, mais do que qualquer outra aplicação, conforme refere a empresa de análise Sensor Tower.

"Os dados dos utilizadores do TikTok US são armazenados nos EUA, com controlos rigorosos sobre o acesso dos funcionários. Os maiores investidores do TikTok vêm dos EUA. Estamos comprometidos em proteger a privacidade e a segurança dos nossos utilizadores, enquanto continuamos a trabalhar para trazer alegria às famílias e carreiras prometedoras para os trabalhadores. aqueles que criam na nossa plataforma ", garantiu Hilary McQuaide, porta-voz do TikTok, à CNN Business.

Especialistas em segurança cibernética defenderam que o risco potencial do TikTok para a segurança nacional é amplamente teórico e que não existem evidências que sugiram que os dados dos utilizadores do TikTok foram comprometidos pelos serviços de informação chineses.

Termos relacionados Internacional
(...)