Roménia: Presidente Iohannis facilmente reeleito

O presidente romeno, Klaus Iohannis, do Partido Nacional Liberal (PNL), de centro-direita, foi facilmente reeleito na 2ª volta das eleições presidenciais, ontem realizadas na Roménia.
Klaus Iohannis
Klaus Iohannis. Foto Partido Popular Europeu/Flickr

Iohannis obteve 65,9% dos votos validamente expressos, contra 34,1% da sua adversária, a ex-primeira-ministra Viorica Dăncilă, do Partido Social-Democrata (PSD), de centro-esquerda.

Registaram-se, ainda, 1,5% de votos brancos e nulos, tendo a participação ficado pelos 51,2%. Na 1ª volta, esta última tinha-se cifrado em 54,5%.

O atual presidente era amplamente favorito, após ter obtido 37,8% dos votos na 1ª volta, quedando-se a sua principal oponente nos 22,3%, e ver a maioria dos principais candidatos eliminados, entre os quais o terceiro classificado, Dan Barna, da aliança centrista USR-PLUS, que obtivera 15,0%, e Theodor Paleologu, do liberal-conservador PMP, que fora quinto com 5,7%, a declarar-lhe o seu apoio na 2ª volta.

Klaus Iohannis faz parte da pequena minoria alemã e protestante do noroeste do país. Esteve à frente do município de Sibiu antes de ser eleito presidente da República, em 2014.

Sobre o/a autor(a)

Professor. Mestre em Geografia Humana e pós-graduado em Ciência Política. Membro da coordenadora concelhia de Coimbra do Bloco de Esquerda
Termos relacionados Internacional