Portugal vai fazer testes de imunidade à Covid-19

Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, revelou que Portugal vai fazer estudos para saber qual a proporção da população que adquiriu imunidade ao novo coronavírus (SARS-CoV-2).
Portugal, juntamente com outros países, vai iniciar testes serológicos para determinar a imunidade da sua população. Fotografia por Marco Verch/Flickr

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, juntamente com outros países, vai avançar para testes de imunidade, estando a ser estudado “como é que esses testes podem ser feitos e quando é a altura ideal”, afirma a diretora-geral da Saúde.

Graça Freitas explicou, segundo a Lusa, que o Instituto Ricardo Jorge, em colaboração com cientistas, académicos e DGS, vai entrar numa fase piloto com outros países, para se perceber o que se está a passar.

“Vamos ter de perceber qual é a altura ideal para fazer o teste, porque, se for demasiado precoce, pode ainda não haver anticorpos e, portanto, temos de encontrar aqui a data ideal”, afirmou, frisando que a metodologia e a data em que os estudos vão ser realizados “estão agora a ser equacionados pela comunidade cientifica internacional”. Noutras palavras, estes  são testes-piloto e está ainda a ser equacionado como é que "podem ser feitos e quando é a altura ideal”.

“A imunidade é uma coisa que leva tempo a instalar-se, ou seja, entre a data de infeção e a data em que o nosso corpo começa a produzir anticorpos visíveis há um tempo que temos de esperar. Parece que foi há muito tempo, mas a doença em Portugal começou há cerca de um mês”, disse, lembrando que a maior parte dos doentes portugueses ainda está em fase de recuperação.

“Não basta testar uma vez, é preciso saber se essa imunidade é duradoura ou não. O histórico deste vírus é muito curto, temos de aguardar que o tempo passe para sabermos mais coisas”, precisou. Graça Freitas disse também que, provavelmente, os estudos vão ter de ser repetidos, “para se ver a duração da imunidade”.

Termos relacionados #SomosTodosSNS, Covid-19, Sociedade