Portugal: produção de energia foi garantida por renováveis durante quatro dias

Ao longo de 107 horas, um período seguido de tempo recorde, a eletricidade no país foi assegurada unicamente por fontes renováveis.
Foto de U.S. Fish and Wildlife Service Headquarters/Flickr

Entre as 6:45 do dia 07 de maio e as 17:45 da passada quarta-feira, o consumo de eletricidade em Portugal foi assegurado na íntegra por fontes renováveis. A associação ambientalista ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável anuncia que se atingiu, com este feito, um “recorde nacional”, um total de 107 horas seguidas.

Os dados da Rede Elétrica Nacional foram analisados pela Zero com a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) e revelaram ainda que se conseguiu exportar uma quantidade significativa de eletricidade de origem renovável e complementada por fontes não renováveis.

A Zero defende que “Portugal pode ser mais ambicioso” para ter um consumo de energia elétrica totalmente renovável, reduzindo enormemente as emissões de gases com efeito de estufa, que contribuem para as alterações climáticas.

As energias renováveis estão concentradas nas mãos de poucas empresas, em regime de monopólio, e essas empresas recebem incentivos do Estado para o seu funcionamento, dificultando enormemente a autoprodução e impedindo uma maior difusão e implementação das energias renováveis.