Fontes renováveis batem recorde no consumo elétrico em Portugal

Entre domingo e quarta-feira da semana passada, o consumo de eletricidade em Portugal foi assegurado apenas por fontes renováveis. É um recorde nacional deste século, assinala a associação ambientalista Zero.
Foto Francisco Schmidt/Flickr

Ao todo foram 107 horas seguidas em que o consumo de eletricidade em Portugal foi feito sem recurso “a nenhuma fonte de produção de eletricidade não renovável, em particular à produção em centrais térmicas a carvão ou a gás natural”, afirma a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, citada pela agência Lusa.

“Se chuva e vento permitem estes recordes na primavera, torna-se imperioso fomentar e avaliar as mais-valias do aproveitamento da energia do sol e, assim, assegurar que no verão também venhamos a ter contribuições significativas de fontes de energia não emissoras de gases poluentes”, defendem os ambientalistas.

Este recorde nacional de abastecimento consecutivo de eletricidade apenas com recurso a fontes renováveis foi assinalado através da análise dos dados da Rede Elétrica Nacional por parte da Zero e da Associação Portuguesa de Energias Renováveis, que sublinham o gacto da gestão da rede portuguesa ter ultrapassado “uma difícil prova num contexto de diminutas interligações, principalmente entre Espanha e França”.

Termos relacionados Ambiente