Metro Transportes do Sul: greve de 15 a 19 de novembro

04 de November 2022 - 20:13

Os trabalhadores lutam por aumentos salariais, abertura das negociações, progressão na carreira e melhor manutenção dos equipamentos. A Metro Transportes do Sul opera o metro de superfície nos concelhos de Almada e Seixal, no distrito de Setúbal.

Metro Transportes do Sul. Fotografia: Iantomferry em Wikipédia

O Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) convocou uma greve dos trabalhadores da Metro Transportes do Sul (MTS). A paralisação decorre entre a meia noite de dia 15 de novembro (terça-feira) e a meia noite de dia 19 (sexta-feira).

Entre as 00:00 do dia 15 de novembro e as 24:00 do dia 19 será feita greve ao trabalho suplementar, incluindo o trabalho em dia de descanso semanal e a todos os serviços com duração superior a oito horas. Paralelamente, entre a meia-noite do dia 16 e a meia noite de dia 18, os trabalhadores farão greve total.

Esta paralisação sucede à realizada entre 18 e 21 de outubro, quando foram feitos dois dias de greve ao trabalho geral e dois dias de greve ao trabalho suplementar.

Em causa está a recusa da MTS em negociar um acordo de empresa, situação que levou inclusivamente o Sindicato dos Maquinistas a solicitar à Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) que moderasse o processo de conciliação”, o que a empresa “também rejeitou”, refere o sindicato.

“Dada a persistente recusa da administração da MTS em negociar com o SMAQ um acordo de empresa que vá ao encontro das justas reivindicações dos trabalhadores” o sindicato avançou com um novo pré-aviso de greve.

“A MTS rejeita quaisquer propostas de acordo de empresa, inclusivamente as vindas de organismos do Ministério do Trabalho como a DGERT”, diz o sindicato, acrescentando que nestas circunstâncias “não resta alternativa aos trabalhadores se não voltar a recorrer ao instrumento da greve”.