You are here
Legionella: É urgente repor inspeções periódicas

“Esperamos que o processo legislativo avance rapidamente, porque o fim das inspeções tem enormes danos para a saúde”, afirmou Catarina Martins, à margem de uma sessão com alunos sobre igualdade de género na Escola Secundária José Saramago, em Mafra.
A coordenadora bloquista teceu críticas ao anterior Governo PSD/CDS, que “acabou tanto com as inspeções periódicas à qualidade do ar interior, como com a recolha para análise de colónias”.
“A ‘legionella’ é uma bactéria que existe, mas tem de ser controlada e precisamos dessas inspeções para perceber se está a reproduzir-se. O fim das inspeções determinou que não se soubesse e que houvesse infeções”, frisou.
Os projetos do Bloco que reestabeleceram a obrigatoriedade de auditorias à qualidade do ar interior e à pesquisa de presença de colónias de legionella, que, até às alterações legais de 2013, eram de dois em dois anos, foi aprovada com os votos contra do PSD e do CDS.
Já foram identificados seis casos de legionella no hospital CUF Descobertas
Até ao momento, há seis infetados confirmados no surto de legionella no Hospital CUF Descobertas. No total são cinco mulheres e um homem: duas funcionárias, três doentes e uma acompanhante.
Ler também:
Legionella - Bloco vê aprovadas propostas para repor fiscalização e reforçar prevenção
Os chuveiros da unidade CUF Descobertas são apontados como possível fonte do surto, contudo, ainda não foram divulgados os resultados definitivos das análises às amostras das águas, que foram enviadas para o Instituto Doutor Ricardo Jorge.
O diretor clínico adjunto do CUF Descobertas já esclareceu, contudo, que, pelo percurso que fizeram dos doentes, não conseguiram “identificar um lugar comum por onde todos tivessem passado”.
“Como tal estamos a tratar o hospital como um todo, não há uma área circunscrita", frisou.
Por determinação da Autoridade de Saúde, a utilização de chuveiros, "que contribuem para a formação de aerossóis e para o desenvolvimento e propagação da legionella", mantém-se interdita, informou ainda o clínico.
O hospital CUF Descobertas, em Lisboa, está a contactar todos os doentes que estiveram internados entre os dias 6 e 26 de janeiro, para despistar eventuais casos de legionella.
Add new comment