You are here

Greta Thunberg chega na terça-feira a Lisboa

Nas suas redes sociais, a jovem ativista ambiental sueca anunciou que está previsto que chegue à doca de Alcântara, em Lisboa, na próxima terça-feira. José Maria Cardoso, o deputado bloquista que a convidou para ir ao Parlamento, estará presente para a saudar.
Greta Thunberg a caminho da Cimeira do Clima da ONU. De passagem, visitará Portugal. Fonte: facebook.
Greta Thunberg a caminho da Cimeira do Clima da ONU. De passagem, visitará Portugal. Fonte: facebook.

Quando chegar a Lisboa, Greta Thunberg terá gasto vinte dias de veleiro entre os Estados Unidos e a Europa. A jovem ativista sueca quis fazer o percursos dessa forma por motivos ambientais.

Thunberg diz que está “ansiosa” para chegar e encontrar-se com os ativistas que, também em Portugal, têm levado para a frente o combate às alterações climáticas. Mas passará muito pouco tempo em Portugal.

A curta estadia dificultará a concretização do convite para estar presente na Assembleia da República. O presidente da Comissão Parlamentar do Ambiente, o bloquista José Maria Cardoso, tinha tomado a iniciativa de propor um convite para que a ativista falasse no Parlamento. A Comissão concordou unanimemente e o presidente do hemiciclo tratou de endereçar oficialmente o convite.

Os ventos não foram favoráveis e ambientalista estará pouco tempo no país. Para além disso, oficialmente não há confirmação da vinda. Dos contactos que os parlamentares têm tido com a equipa que trata da agenda da ativista, segundo explicou José Maria Cardoso à TSF, as informações são que “dificilmente conseguiria passar pelo Parlamento português”, explicando a situação devido a “constrangimentos de agenda”. É que Thunberg está a caminhos da COP25, a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.

Mas se Greta Thunberg poderá não ir ao Parlamento, os parlamentares podem ir ter com ela. Se os procedimentos oficiais dificultam que a Comissão Parlamentar do Ambiente esteja oficialmente presente, uma vez que a reunião desta apenas está agendada para terça-feira à tarde, os deputados terão possibilidade de escolher estarem presentes na receção à ativista.

É o que vai fazer José Maria Cardoso juntando-se aos jovens ativistas pelo clima que também anunciaram que marcarão presença na altura prevista da chegada.

Termos relacionados Ambiente
(...)