Festival "Acção pela Habitação" a decorrer até 29 de setembro

Durante este mês está a decorrer o festival HabitACÇÃO. A iniciativa, criada por um conjunto de pessoas, associações e coletivos, congrega mais de 40 atividades dedicadas ao tema “Acção pela Habitação”.

Do programa constam exposições, concertos, lançamento de filmes, ações de rua, performances artísticas e debates que visam “chamar a atenção, questionar, mobilizar e convidar a tomar a palavra sobre o que vemos e o que queremos para a cidade e para a habitação, que hoje se tornaram inacessíveis e excludentes para muita gente”.

No manifesto do festival é reivindicado o “fim dos despejos e das demolições sem alternativa”, a regulação das rendas, “políticas de habitação que diminuam as desigualdades sociais e impeçam a segregação étnico-racial”, bem como a existência de “um espaço público realmente público, cuidado e não mercantilizado, e o fim dos despejos dos espaços coletivos e do pequeno comércio.

Em causa está ainda uma mudança radical no modelo de governança e de desenvolvimento das cidades, com a diminuição efetiva do número de apartamentos turísticos, a expropriação dos monstros imobiliários como o Apollo, e o fim dos Vistos Gold e dos benefícios fiscais para os especuladores e para o luxo.

A iniciativa culmina, no dia 29 de setembro, numa concentração e assembleia de movimentos com vista à identificação de problemas e organização de formas de organização e iniciativa futura. A ação terá lugar na Avenida da Liberdade, pelas 15h. Pode consultar o programa completo aqui.

Termos relacionados Sociedade