You are here

Câmara de Lisboa aumenta capacidade de distribuição de refeições quentes

Com o apoio das Forças Armadas e de voluntários da recém-criada "Rede Solidária", a autarquia distribui desde sábado mil refeições diárias suplementares, confecionadas nas escolas básicas e Santa Casa.
Refeição
Foto de Cheshire East Council/Flickr

Depois de ter anunciado um programa de emergência autárquico que garante, entre vários apoios, a manutenção da confeção de refeições nas escolas para a população mais vulnerável, o vereador do Bloco na Câmara Municipal de Lisboa anuncia agora um reforço da capacidade diária de distribuição de refeições quentes. Este reforço será de mil refeições diárias, confecionadas nas escolas básicas da cidade e na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Em colaboração com as Forças Armadas, estas refeições são depois distribuídas tanto ao almoço como ao jantar em três locais chave: junto ao Lux, em Santa Apolónia; junto à estação do Cais do Sodré; na Praça Paiva Couceiro, na Penha de França.

Numa nota enviada à comunicação social, o vereador Manuel Grilo afirma que “este incremento histórico na distribuição de refeições na cidade de Lisboa vem responder ao visível aumento de pedidos de ajuda de pessoas que não dormem na rua”. O impacto socioeconómico da pandemia “já se faz sentir na cidade e afeta hoje muita gente que perdeu emprego, fonte de rendimento ou simplesmente deixou de ter as respostas sociais que tinha”.

Além do apoio das Forças Armadas, a autarquia conta ainda com o apoio das centenas de pessoas que já se inscreveram na “Rede Solidária”, na distribuição destas refeições.

Para permitir uma melhor resposta, a Câmara mantém 3 centros de acolhimento de emergência abertos recentemente especificamente para responder às necessidades da população em situação de sem abrigo durante a pandemia.

Termos relacionados Covid-19, Política
(...)