You are here

Bloco critica desvalorização do Aeroporto do Porto por parte da TAP

A TAP está a concentrar as suas operações em Lisboa, desvalorizando assim o Aeroporto do Porto, tornando-o numa "espécie de apeadeiro ao serviço do Aeroporto de Lisboa", alerta o deputado bloquista José Soeiro.
Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Foto de Alquiler de Coches/Flickr

José Soeiro critica a estratégia utilizada pela TAP, considerando que o Aeroporto do Porto serve uma parte significativa do país e que por isso a distribuição das operações deveria ser mais equilibrada, ao contrário do que está a acontecer. E afirma que a concentração das operações da empresa em Lisboa leva a uma "desvalorização completa do Porto".

Segundo a Lusa, o deputado do Bloco considera que “por isso é que nós fomos sempre contra a privatização da TAP, mas também da privatização de uma estrutura aeroportuária, aqui no Porto concretamente, onde, nos últimos anos, houve um investimento de dinheiro público na ordem dos 500 milhões e que está a ser cada vez mais colocada basicamente ao serviço das empresas ‘low cost`”.

Estas declarações foram feitas numa conferência de imprensa que visou a apresentação de propostas de resposta à crise sanitária, económica e social no distrito do Porto por parte do Bloco de Esquerda. Na segunda-feira, a TAP anunciou que até ao final de junho irá realizar 27 voos por semana e 247 no mês de julho, sendo a maioria destes relativos à cidade de Lisboa.

O Bloco de Esquerda apresentou um projeto-lei que previa a nacionalização da TAP no final do mês de abril e considera agora que a intervenção na gestão da empresa deverá acompanhar a nacionalização, ao contrário do que hoje acontece.

Desde o início da pandemia, as companhias aéreas reduziram quase totalmente as suas operações devido ao encerramento de fronteiras, como medida de contingência contra a propagação da covid-19.

Num momento em que se começa a desconfinar, a TAP irá repor as linhas diretas do Porto com Paris, Luxemburgo e Madeira.

Termos relacionados Política
(...)