You are here

Atrasos nos pagamentos de pensões a emigrantes continuam, denuncia o Bloco

É a terceira vez que o Bloco questiona o governo sobre os atrasos nas respostas a pedidos de pensões de emigrantes. Ao partido continuam a chegar, “com muita regularidade”, queixas sobre este assunto.
Foto de Paulete Matos

Em 2016 e 2017, o Bloco tinha já questionado o governo sobre os atrasos nos processos de pedido de pensão feitos por emigrantes. Mas as queixas mantêm-se. Por isso, José Soeiro e Isabel Pires decidiram insistir e enviar uma pergunta ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSS).

Os deputados querem ter informação sobre quantos pedidos de pensão de emigrantes chegaram ao Centro Nacional de Pensões, quantos destes foram processados e qual o tempo médio de espera para atribuição da pensão. Para além disso, querem ser esclarecidos sobre a implementação do novo sistema informático de apoio ao processamento das reformas.

Uma vez que o problema não é novo, José Soeiro e Isabel Pires pretendem saber ainda que medidas foram entretanto implementadas e que avaliação é feita sobre estas.

Em causa está também a articulação entre o MTSS e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a articulação com outros Estados “com vista a evitar prejuízos irreparáveis para os pensionistas e para todos os beneficiários da segurança social que requeiram prestações sociais”.

Termos relacionados Política
(...)