Está aqui

Racismo em Portugal: Um país em estado de negação

O racismo estrutural em Portugal, herança do seu passado colonialista, traduz-se em desigualdades de toda a ordem. A violência policial racista é uma das manifestações mais atrozes deste flagelo. Para combatê-lo, é preciso sairmos do estado de negação em que nos encontramos. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

As pessoas racializadas continuam a ser alvo de todo o tipo de discriminações, seja na educação, emprego, saúde, justiça, entre outros setores. A violência racista, e especialmente aquela que é perpetuada pelas próprias forças de segurança, é uma das manifestações mais atrozes deste flagelo. E continua a matar em Portugal.

É preciso descolonizar as mentes, descolonizar os manuais escolares, descolonizar toda uma sociedade que não consegue sair do estado de negação em que se encontra e que resiste a abdicar do seu lugar de privilégio.

Não podemos aceitar que, em pleno século XXI, continuemos a ouvir dizer no meio académico que temos de perceber a colonização portuguesa à luz do seu tempo e reconhecer a sua vocação civilizadora. Terei também de me esforçar para compreender a boa vontade de Adolf Hitler, que presidiu à construção dos campos de concentração e das famosas câmaras de gás? Deixarei de classificar as suas ações como genocídio como pretendem que faça com o genocídio promovido pelos colonos alemães na Namíbia, que “só” matou oito a dez milhões de africanos?

Este dossier procura ser um contributo para abrir uma brecha no estado de negação em que nos encontramos. Será sempre limitado, na medida em que o racismo em Portugal tem tão profundas ramificações que não é possível ser abordado plenamente. E porque faltam os tão necessários dados étnico-raciais para o fazer.

Acresce que eu parto do meu lugar de privilégio. Ainda assim, a nível pessoal, não deixa de ser mais um exercício neste meu processo permanente de tentar descolonizar-me. Afinal, como diria Frantz Fanon, matar o homem branco, colonial, racista, que existe em nós continua a ser uma urgência.

Neste dossier encontrarás duas entrevistas. O dirigente do SOS Racismo Mamadou Ba explica-nos como “Não há luta contra o racismo sem luta contra o capitalismo” e o músico guineense Guto Pires fala sobre a violência policial atroz de que foi alvo: “Rebentaram comigo física e psicologicamente”. O dirigente do SOS Racismo José Falcão escreve sobre os “Descobrimentos” e a invenção das viagens low cost nos séculos XV/XVI e Beatriz Gomes Dias, fundadora e dirigente da Djass - Associação de Afrodescendentes e deputada do Bloco, sobre A descolonização que falta fazer. Já António Pedro Dores escreve sobre Discriminação, discriminação racial e encarceramento

Incluímos ainda um artigo com declarações dos ativistas Maria Gil e Piménio Ferreira sobre as múltiplas discriminações de que são alvo as comunidades ciganas no nosso país. No artigo Violência policial racista continua a matar em Portugal compilamos alguns dos casos de violência policial racistas mais gritantes. Damos ainda conta dos inúmeros relatórios de Organismos nacionais e internacionais que exortam Portugal a combater o racismo e fazemos uma compilação dos números da vergonha da discriminação racial em Portugal. Publicamos ainda alguns mitos e factos sobre o colonialismo português e relembramos alguns dos casos mais flagrantes de discriminação e violência racista em Portugal.

Sobre o/a autor(a)

Socióloga do Trabalho, especialista em Direito do Trabalho. Mestranda em História Contemporânea.
(...)

Neste dossier:

Racismo em Portugal: Um país em estado de negação

O racismo estrutural em Portugal, herança do seu passado colonialista, traduz-se em desigualdades de toda a ordem. A violência policial racista é uma das manifestações mais atrozes deste flagelo. Para combatê-lo, é preciso sairmos do estado de negação em que nos encontramos. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

A descolonização que falta fazer

Um olhar informado e crítico permite-nos identificar as linhas de continuidade que unem o passado ao presente e compreender de que modo o racismo se foi mantendo e adaptando ao longo dos tempos. Por Beatriz Gomes Dias.

“Não há luta contra o racismo sem luta contra o capitalismo”

O Esquerda.net esteve à conversa com Mamadou Ba, dirigente do SOS Racismo, sobre a forma como a colonialidade continua a marcar as relações económicas, sociais e políticas do país. E também sobre os desafios com que se confronta o movimento anti-racista. Por Mariana Carneiro.

Discriminação, discriminação racial e encarceramento

Para acabar com o racismo, contra os ciganos, os negros, os nepaleses, os muçulmanos, não é preciso desculpas. É preciso que a sociedade se organize de outro modo, de um modo anti-imperial, opondo-se a quaisquer discriminações e a privilégios. Por António Pedro Dores.

Guto Pires: “Rebentaram comigo física e psicologicamente”

Guto Pires acredita que devemos construir um mundo melhor, mais saudável, de harmonia. Mas não foi isso que aconteceu a 27 de outubro de 2013, quando foi espancado pela polícia, sendo internado nos cuidados intensivos. O Esquerda.net falou com o músico natural da Guiné-Bissau. Por Mariana Carneiro.

Descobrimentos? Sim, nós descobrimos, sim senhor!

Mais do que descobrir, inventámos viagens low cost! Elas começaram nos séculos XV/XVI. Por José Falcão, dirigente do SOS Racismo.

Ativistas denunciam múltiplas discriminações de que as comunidades ciganas são alvo

Os ativistas ciganos Piménio Ferreira e Maria Gil falaram com o Esquerda.net sobre as múltiplas discriminações de que são alvo as comunidades ciganas e sobre como o capitalismo se alimenta do racismo e da ciganofobia. Por Mariana Carneiro.

Violência policial racista continua a matar em Portugal

A violência policial contra corpos e territórios racializados tem expressão gritante nos bairros periféricos dos grandes centros urbanos. Nestes espaços, as forças de segurança atuam como se estivessem numa zona de guerra. Relembramos neste artigo alguns dos exemplos mais atrozes dessa violência. Por Mariana Carneiro.

Organismos nacionais e internacionais exortam Portugal a combater racismo

Discriminações várias em áreas como o emprego, educação, habitação, justiça, discursos de ódio, violência policial racista, abusos nos sistemas prisionais, infiltração da extrema-direita nas forças de segurança. Quem o denuncia são as mais conceituadas organizações nacionais e internacionais.

Discriminação racial em Portugal: Os números da vergonha

Apesar das inúmeras recomendações de organismos nacionais e internacionais, não existe recolha de dados étnico-raciais em Portugal. Ainda assim, várias investigações e relatórios têm vindo a demonstrar que o racismo estrutural e institucional no nosso país se traduz em desigualdades várias.

Alguns mitos e factos sobre o colonialismo português

O colonialismo português foi brando? Portugal descobriu as ex-colónias? A abolição da escravatura foi uma benesse? Não houve resistência à ocupação colonial portuguesa? Portugal sairia vitorioso da Guerra Colonial? Eis algumas das questões que se colocam neste artigo. Por Mariana Carneiro.

Conheça alguns dos casos mais flagrantes de discriminação e violência racista em Portugal

O assassinato brutal de Alcindo Monteiro a 10 de junho de 1995 gerou uma onda de indignação nunca antes vista. Mas este não é o único exemplo de violência racial repugnante no nosso país. Neste artigo relembramos apenas alguns casos tornados públicos nos últimos anos.