Grécia regista maior taxa de desemprego da Europa

Em resultado das sucessivas medidas de austeridade impostas pelos governos da troika, o desemprego na Grécia atingiu níveis apenas observados em períodos históricos que se seguiram a desastres nacionais ou guerras, sendo que o país regista a maior taxa de desemprego da Europa (27%).

De acordo com as estatísticas oficiais, a percentagem de desemprego quase triplicou entre 2009 e 2012, fixando-se em 9,5% em 2009, em 12,5% em 2010, em 17,7% em 2011, em 25,7% em dezembro de 2012 e em 27% em fevereiro de 2013.

Entre setembro de 2011 e o mesmo mês de 2012, esta taxa registou um acréscimo de 38%. Num ano, 356.495 pessoas perderam o seu emprego e 60.000 empresas fecharam.

Calcula-se que, na Grécia, em cada mês, 30.000 pessoas perdem o seu emprego.

Do total de desempregados, apenas cerca de 200.000 recebem subsídio, que varia entre os 180 euros e os 468 euros, atribuídos por um período que, por sua vez, pode variar entre 5 a 12 meses.

Segundo a Confederação de Profissionais, Artesãos e Comerciantes (ΓΣΕΒΕΕ), “quase 40% dos agregados familiares têm pelo menos um desempregado”.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) calcula que o número de desempregados no país continuará a crescer, contudo, exige a demissão de mais 27.000 funcionários públicos em 2013.

Os jovens são os mais que dificuldades encontram no acesso ao mercado de trabalho, sendo que a taxa de desemprego entre as pessoas até aos 25 anos atinge os 64,2%.

Mediante o aumento desmesurado do desemprego de longa duração (mais de 12 meses) e a degradação das condições de vida, muitos jovens procuram trabalho além fronteiras. Uma pesquisa da ADECCO mostra que 49% dos inquiridos , entre os quais 30% desempregados há mais de dois anos, procuram ativamente trabalho no exterior. 53% estão decididos a deixar a Grécia assim que encontrarem trabalho noutro país.

*Os dados citados neste artigo foram retirados do relatório da organização “Solidarity for All”, datado de março de 2013, tendo a taxa de desemprego referente a fevereiro de 2013 e a taxa de desemprego entre os jovens sido atualizada de acordo com os dados divulgados, em maio de 2013, pela Autoridade Estatística Helénica, citados pela Bloomberg.

Resto dossier

Grécia regista maior taxa de desemprego da Europa

Grécia: População confrontada com forte aumento do custo de vida

A receita austeritária do governo grego e da troika tem-se traduzido no aumento dos impostos diretos sobre o consumo e da tributação dos rendimentos de trabalhadores e pensionistas, ao mesmo tempo que se reduz a taxação a que estão sujeitos os lucros das empresas. Registou-se igualmente um aumento dos preços dos produtos básicos e bens essenciais e um acréscimo abrupto do preço da energia.

Austeridade condena população grega à miséria

Após quatro anos de implementação, pelos governos da troika, de dois empréstimos e de três memorandos, a população grega está mais pobre, aumentou o número de crianças mal nutridas e registou-se um acréscimo da população de sem abrigo, concentrada, essencialmente, em Atenas e Pireus.

Grécia: Crise leva a escalada do número de suicídios

Mediante o agravamento da austeridade e a deterioração das condições de vida, a Grécia têm registado um aumento no número de suicídios. A incapacidade de fazer face às despesas com bens e serviços básicos tem levado ao desespero milhares de gregos, que não encontram outra solução senão pôr termo à sua vida.

Grécia: Saque às pensões e aos rendimentos dos trabalhadores

Cortes nas pensões e nos salários que já ascendem a 50%, aumento da idade da reforma, aumento das contribuições dos trabalhadores e ataque aos direitos coletivos de trabalho. Esta é a receita aplicada na Grécia que tem mergulhado o país numa verdadeira calamidade social.

Grécia proíbe greve dos professores e ameaça prender grevistas

O mesmo governo que é responsável pelos 64% de desemprego jovem acusa os professores de “destruir os sonhos dos estudantes” por ameaçarem fazer greve no dia dos exames de acesso às universidades.

Grécia: Grave deterioração da saúde pública provocada pela política de austeridade

Os cortes provocados pela política de austeridade imposta pela troika estão a levar a uma grave deterioração da saúde pública na Grécia, segundo um novo estudo publicado pelo American Journal of Public Health. Explosão de suicídios e homicídios, aumento do número de casos de doenças mentais, de abuso de droga e de doenças infecciosas, nomeadamente VIH/Sida, são alguns dados referidos pelo estudo.

Austeridade e destruição da natureza : O exemplo grego

Numa entrevista concedida ao Contretemps, Roxane Mitralias, militante na SYRIZA, no CADTM, e na Frente de Esquerda sobre questões agrícolas e ecológicas, fala sobre a situação na Grécia e, particularmente, dos efeitos das políticas de austeridade em matéria de destruição do ambiente.

Grécia: Onda de discriminação e violência

Na Grécia, tem vindo a registar-se uma escalada agressiva da onda de discriminação e violência incentivada pelo partido neonazi Aurora Dourada, com o beneplácito do governo e das forças policiais. Os principais alvos são os imigrantes, mas também se registam ataques e perseguições a militantes de esquerda, anarquistas, homossexuais e judeus.

Grécia: “Ninguém ficará sozinho na crise”

Os cidadãos gregos têm rejeitado as políticas de austeridade impostas nos últimos anos recusando-se a ser a cobaia das terapias de choque que estão a causar uma verdadeira catástrofe social. A par de momentos de protestos massivos, que, em várias ocasiões, encheram as ruas do país, os cidadãos helénicos organizaram-se em movimentos de massa de resistência e solidariedade, baseando-se na premissa de que “Ninguém ficará sozinho na crise”.

Solidarity for All: "Tomar as nossas vidas nas nossas mãos”

A equipa de trabalho da iniciativa grega "Solidarity for All" respondeu a um conjunto de questões colocadas pelo esquerda.net sobre, por exemplo, o trabalho que desenvolvem e a sua relação com a coligação de esquerda Syriza.

Grécia: Perito da ONU defende que austeridade levou à contração da economia e à crise social

Após uma missão de cinco dias na Grécia, o perito independente das Nações Unidas Cephas Lumina afirmou que as “medidas excessivamente rígidas” de austeridade impostas aos gregos levaram à contração da economia do país e à crise social e defendeu que “existem alternativas viáveis à austeridade”.