2021, o ano em revista

2021 está a terminar. A pandemia marcou o ano, pelos riscos imediatos para a saúde, a vida humana e a economia. As alterações climáticas são o grande risco para o planeta, mas as medidas de combate continuam a ser adiadas. Mas o ano foi feito de vários outros acontecimentos que também lembramos.

26 de dezembro 2021 - 20:55
PARTILHAR

Neste dossier, assinalamos que 2021 foi o ano do assalto ao Capitólio e o primeiro da presidência Biden dos EUA. A perseguição e criminalização de migrantes manteve-se a regra. E a ómicron está a tornar mais claro que o fim da pandemia exige a rápida vacinação global e o levantamento das patentes.

Em Portugal, o papel do SNS mostra-se decisivo e a lei de Bases da Saúde essencial, mas falta concretizá-la e o Governo tem sido um travão. No setor da energia, com uma crise europeia a fazer aumentar os preços, 2021 foi o ano em que se mantiveram as rendas excessivas da EDP, os "lucros caídos do céu" das eólicas" e os dividendos para acionistas e as remunerações para administradores mas não para os trabalhadores.

Outros artigos destacam eventos importantes no mundo: Cuba: ano foi marcado pela manifestação de 11 de julho; Afeganistão: retirada dos EUA e regresso dos talibãs; Polónia e Hungria: mais um ano de ultraconservadorismo no seio da Europa.

Termos relacionados: