200 Bolseiros protestaram em frente à AR

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) promoveu esta quinta-feira, uma manifestação em frente à Assembleia da República, que contou com cerca de 200 bolseiros.A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) promoveu, esta quinta-feira, uma manifestação em frente à Assembleia da República, que contou com cerca de 200 bolseiros.

Uma das grandes reivindicações dos bolseiros prende-se, desde logo, com a exigência de um contrato de trabalho digno como condição para poderem usufruir de direitos básicos como uma Segurança Social justa, à pensão de reforma ou aos subsídios de férias e de Natal.

A ABIC decidiu promover esta manifestação em plena votação do Orçamento de Estado para 2010, chamando assim atenção para a falta de actualização do montante das bolsas. Com efeito, as bolsas não sofrem qualquer alteração desde 2002 o que, segundo a ABIC, representa uma perda de poder de compra dos bolseiros na ordem dos 20%.

Outra reivindicação da ABIC é a alteração do Estatuto do Bolseiro, prevendo a existência de mais contratos de trabalho, contrariando desta forma a extrema precariedade em que vive esta classe.

Os manifestantes contaram com a presença de duas delegações de deputados da Assembleia da República, sendo uma delas do Bloco de Esquerda e outra do Partido Comunista Português que, de resto, já receberam representantes da ABIC em anteriores ocasiões na Assembleia da República.

Os deputados presentes mostraram-se solidários com os manifestantes e a falta de direitos que assolam esta classe profissional, chegando a discursar durante a manifestação.

Ler mais em ABIC protesta por novo Estatuto de Bolseiro.

Termos relacionados Política