Está aqui

José Maria Cardoso

Professor. Dirigente do Bloco de Esquerda

Artigos do Autor(a)

24 de Junho, 2022 - 15:20h

O poder local tem um papel determinante na vida das pessoas e uma intervenção direta e próxima das necessidades, aspirações e qualidade de vida da população. Para isso deve criar mecanismos de decisão democráticos através de instrumentos coletivos de ampla participação.

22 de Maio, 2022 - 14:27h

Exige-se à ONU o empenho na realização de uma Conferência de Paz que trave a agressão russa e restabeleça duradouramente a integridade da Ucrânia. A guerra tem de ser travada antes que o conflito fronteiriço regional tome dimensão de risco mundial.

25 de Abril, 2022 - 00:19h

Não haverá forma melhor de comemorar os 50 anos do 25 de Abril, do que engrandecer a liberdade a sério, a solidariedade com todos os povos em nome da paz, a garantia do direito ao pão, à saúde, à educação e à assistência social, juntando-lhe a habitação.

29 de Março, 2022 - 13:58h

Num mundo de complexidade crescente, urge (re)criar uma democracia plural assente nos valores universais e na mundividência da globalização das culturas.

10 de Março, 2022 - 11:15h

O serviço de abastecimento de água e de saneamento em Barcelos é um problema de longos anos que se tem agravado sucessivamente. A projetada resolução de sustentar e alargar a concessão provoca a submersão dos imprescindíveis propósitos de gerir a água como um bem vital. Por José Maria Cardoso

5 de Fevereiro, 2022 - 15:31h

O Bloco de Esquerda sofreu uma pesada derrota, inesperada na dimensão e imprevisível na implicação. Tal como é assumido o insucesso eleitoral, também é adotada a garantia de que a ação política será tanto mais combativa quanto necessária.

11 de Janeiro, 2022 - 15:07h

Precisamos de saber responder à emergência na habitação, às assimetrias territoriais, à recuperação dos direitos laborais e à dignificação do trabalho numa economia pela igualdade. Precisamos de responder ao combate às discriminações por uma sociedade justa, progressista e inclusiva.

27 de Dezembro, 2021 - 11:19h

Os partidos de alternância governativa (PS e PSD) nunca manifestaram grande entusiasmo pelo apuramento de fundamentação que assuma compromisso com a tomada de decisão. Foi deste modo que António Costa geriu este dossiê nos seis anos de governação.

15 de Dezembro, 2021 - 17:08h

A grande novidade da COP 26 foi o fulgor dos movimentos sociais muito marcado pela contestação assertiva de jovens militantes da causa que durante as duas semanas do evento se juntaram todos os dias em debates e manifestações criando em alternativa a “Cimeira dos Povos”.

22 de Julho, 2021 - 21:51h

Porque é tempo de definir compromissos programáticos que assentem no desenvolvimento sustentado no presente e sustentável para o futuro, o Bloco de Esquerda, promoverá o debate por uma regionalização democrática que almeje a coesão social e territorial.

Páginas