Está aqui

Adelino Fortunato

Economista e professor universitário. Dirigente do Bloco de Esquerda.

Artigos do Autor(a)

7 de Março, 2024 - 13:07h

A esquerda para voltar a ganhar precisa de fazer reviver uma chama que se esbateu muito nos últimos tempos e de trazer para o debate público uma novidade mobilizadora. Essa novidade deveria ser alavancada na ideia de unidade da esquerda para derrotar a direita.

9 de Fevereiro, 2024 - 09:24h

2024 poderá ser um ano de viragem, ou não. Resta à esquerda ter a inteligência de saber lidar com as expectativas de milhões de portugueses e portuguesas que querem comemorar os 50 anos do 25 de Abril com esperança.

9 de Janeiro, 2024 - 22:37h

Muita gente não entendeu o real significado do atual conflito institucional entre o Presidente da República e o Primeiro-Ministro, vendo nele apenas uma espécie de birra ou de confronto de personalidades. Na realidade, em política não há birras, mas sim disputa pelo controlo do poder e pela hegemonia.

21 de Setembro, 2023 - 23:11h

Na sua formulação mais abrangente, a teoria da(s) “luta(s) de classes“ configura uma teoria geral do conflito social pelo reconhecimento, isto é, pela abolição da exploração e exclusão que humilham e esmagam a dignidade humana.

5 de Agosto, 2023 - 22:27h

A crise do Estado-Nação, a perda de legitimidade do sistema de representação, juntamente com as transformações mais penalizadoras do mercado de trabalho e as políticas neoliberais criaram uma enorme fragilidade nos sistemas políticos contemporâneos.

12 de Julho, 2023 - 17:18h

A maioria da CPI, procurando encontrar os argumentos factuais que poderiam ajudar a derrubar os responsáveis pela tutela política da TAP, entrou por vezes no terreno da terra-queimada e do esvaziamento político que favoreceu o discurso populista e afastou a atenção da maioria da opinião pública.

25 de Agosto, 2022 - 16:05h

A amplitude geográfica das causas, dos grupos sociais envolvidos e de perspetivas de ação são barreiras que vão continuar a dificultar a emergência de um movimento global capaz de propor um novo modelo de sociedade. Isso só significa que não se deve abandonar este combate, ele é inadiável.

21 de Julho, 2022 - 22:34h

A grande incógnita é a de saber se os objetivos incontornáveis da transição ecológica são compatíveis com o regime de crescimento económico que sustenta as sociedades contemporâneas.

7 de Maio, 2022 - 21:16h

A grande popularidade da resistência ucraniana deve merecer da esquerda uma mensagem clara, mobilizadora, fácil de apreender pelas massas e dirigida ao combate e à solidariedade.

19 de Julho, 2021 - 10:05h

Apesar dos efeitos nefastos gerados pela crise pandémica, a extrema-direita não foi capaz de capitalizar com eficácia descontentamentos que foram aparecendo um pouco por todo o lado.

Páginas