Está aqui

Adelino Fortunato

Economista e professor universitário. Dirigente do Bloco de Esquerda.

Artigos do Autor(a)

25 de Agosto, 2022 - 16:05h

A amplitude geográfica das causas, dos grupos sociais envolvidos e de perspetivas de ação são barreiras que vão continuar a dificultar a emergência de um movimento global capaz de propor um novo modelo de sociedade. Isso só significa que não se deve abandonar este combate, ele é inadiável.

21 de Julho, 2022 - 22:34h

A grande incógnita é a de saber se os objetivos incontornáveis da transição ecológica são compatíveis com o regime de crescimento económico que sustenta as sociedades contemporâneas.

7 de Maio, 2022 - 21:16h

A grande popularidade da resistência ucraniana deve merecer da esquerda uma mensagem clara, mobilizadora, fácil de apreender pelas massas e dirigida ao combate e à solidariedade.

19 de Julho, 2021 - 10:05h

Apesar dos efeitos nefastos gerados pela crise pandémica, a extrema-direita não foi capaz de capitalizar com eficácia descontentamentos que foram aparecendo um pouco por todo o lado.

10 de Abril, 2021 - 17:06h

O recurso à política fiscal para financiar medidas de emergência social é uma solução aceitável, se não conduzir à perda de rendimento de um setor significativo da população e se for orientada por critérios de progressividade das taxas de imposto.

26 de Julho, 2020 - 12:01h

O governo criou, à semelhança de outros países europeus, medidas de emergência para atenuar os efeitos da crise, como o layoff simplificado. Quando estas medidas excecionais caducarem o desemprego vai crescer.

3 de Abril, 2020 - 10:32h

Ninguém esperava que a crise se acelerasse por via de uma pandemia com efeitos na atividade económica. O encerramento de empresas, o colapso da procura e a restrição de atividades vão desencadear uma contração drástica.

28 de Fevereiro, 2020 - 22:09h

O impacto da revolução tecnológica baseada na robotização e na supressão de trabalho humano tornou-se argumento para justificar o RBI (rendimento básico incondicional).

12 de Setembro, 2019 - 15:12h

A crise institucional está a dar lugar, nalguns países, a regimes bonapartistas que, no passado, foram a antecâmara dos fascistas, e que hoje podem abrir a porta a outras formas de autoritarismo.

14 de Dezembro, 2018 - 22:28h

O combate à extrema-direita só pode fazer-se anulando as condições que a tornaram atraente. Toda a esquerda deverá ser desafiada para este programa de emergência.

Páginas