Centenas de pessoas com bandeiras da Palestina e cânticos pelo fim do genocídio e pelo boicote a Israel esperavam esta quarta-feira os ciclistas da Volta à Espanha à chegada à meta na cidade de Bilbao.
O objetivo era repetir o que fizeram alguns manifestantes no início da etapa que saiu do estádio de San Mamés, que se sentaram na estrada e obrigaram o pelotão a parar durante uns minutos, o que já tinha sido tentado noutras etapas.
ADI‼️
🇵🇸Hainbat ekintzailek Espainiako Vuelta gelditu dute Enekuriko igoeran, Israel Premier Tech talde sionistaren kontra.
Israel Premier Tech kanpora!
Israel desegitera bidean, harreman oro eten! pic.twitter.com/mEmBFLC5Zi— Palestinarekin Elkartasuna (@Palestinarekin) September 3, 2025
Desta vez, a organização percebeu o que sucederia perto da linha da meta e decidiu interromper a etapa três quilómetros antes da chegada “por razões de segurança”, declarando que não haveria vencedor.
ANTOLAKUNTZAK HELMUGA BERTAN BEHERA UTZI BEHAR IZAN DU‼️
Palestinaren aldeko eta estatu sionistaren aurkako aldarrikapenez bete da helmuga. Ertzaintzak manifestarien aurka egin du eta hainbat lagun atxilotu ditu.
PREMIER TECH KANPORA!
PALESTINA ASKATU! pic.twitter.com/W2qD2jjbTj— Palestinarekin Elkartasuna (@Palestinarekin) September 3, 2025
O alvo dos protestos foi a equipa Israel-Premier Tech, cuja presença também originou protestos durante a Volta a Portugal. Ela é financiada por um milionário próximo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e insere-se na estratégia conhecida por “sportswashing”, o uso do desporto para melhorar a imagem de um Estado que viola sistematicamente os direitos humanos.
“O que aconteceu ontem é uma vitória a favor do povo palestiniano e pode ser o primeiro passo para expulsar a equipa sionista da corrida”, afirmou a plataforma Palestinarekin Elkartasuna. A organização denuncia ainda a violência usada pelos agentes da Ertzaintza, a polícia basca, que deteve três pessoas e deixou uma ferida, apelando à participação na concentração de solidariedade com os presos ao final da tarde desta quinta-feira.