Constância

Tupperware fecha mesmo a 8 de janeiro, 200 no desemprego

23 de dezembro 2024 - 12:47

O sindicato diz que sempre existiu naquela empresa "uma grande cultura de medo" e que o encerramento é uma "questão dramática".

PARTILHAR
Fábrica Tupperware Constância

A insolvência da multinacional nos EUA em setembro tinha semeado ansiedade entre os trabalhadores da fábrica da empresa em Montalvo, concelho de Constância. Esta quinta-feira, confirmou-se o que já era esperado por muitos: a unidade vai mesmo encerrar no dia 8 de janeiro deixando no desemprego os cerca de 200 trabalhadores.
Esta fábrica funcionava desde 1980 e o seu encerramento é "uma questão dramática e que  pode impactar enorme quer na economia local, quer na economia nacional” afirma Ricardo Rodrigues, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas (SITE-CSRA) ao Diário de Notícias. Será necessária, pensa, uma intervenção do Governo “para encontrar uma alternativa a estes trabalhadores”.
O sindicato diz ainda que “sempre existiu naquela empresa uma grande cultura de medo" e que "quando começaram os rumores da situação da Tupperware as pessoas demonstraram preocupação, mas tiveram receio que o sindicato interviesse. Sempre foi difícil fazer trabalho sindical na fábrica, a empresa sempre limitou muitas liberdades no que respeita aos direitos dos trabalhadores”.
A insolvência da célebre marca não marca ainda o fim da sua história. A Tupperware Brands vai ser vendida a um grupo de credores e seguir-se-à uma reestruturação profunda. Ao mesmo tempo, continuará as suas operações nos seus principais mercados: Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, China, Coreia, Índia e Malásia. A informação que havia já em setembro era que em Portugal, Bélgica e África do Sul a produção iria parar porque havia muito stock.