Está aqui

Trabalhadores do Call Center de Seia querem medidas preventivas contra o Covid-19

Têm sido feitos esforços para que a ManpowerGroup tome posição quanto à aplicação de um Plano de Contingência eficaz nos três Pavilhões, pertencentes à EDP. Até ao momento nenhuma medida adicional foi aplicada.
Trabalhadores do Call Center de Seia querem um Plano de Contingência eficaz para prevenir o surto do Covid-19 nos postos de trabalho
Trabalhadores do Call Center de Seia querem um Plano de Contingência eficaz para prevenir o surto do Covid-19 nos postos de trabalho

Os representantes do SITE-CN (sindicato dos trabalhadores das indústrias transformadoras, energia e actividades do ambiente do centro norte) e representantes para a SST reuniram com a coordenação local no Centro de Contacto da EDP em Seia, no dia 16 de março por volta das 10h30. Uma vez mais exigiam que fosse aplicado um Plano de Contingência eficaz para prevenir o surto do Covid-19 nos postos de trabalho.

O que foi transmitido pela coordenação Local da MGS, foi que “todos os temas estão em aberto e em discussão e que até ao final do dia, esperam ter respostas e soluções” informam que está a ser atribuído Teletrabalho, a alguns dos trabalhadores e esperam atribuir a mais”, a coordenação local está reunida com a EDP, e como não poderia deixar de ser, deixamos uma vez mais o nosso apelo feito ao longo das últimas semanas e deixamos claro que ficamos a aguardar a aplicação de medidas preventivas imediatas.

Em comunicado, o sindicato refere que “a responsabilidade das empresas EDP e ManpowerGroup tem de ser assumida, não há marcações de férias impostas pela empresa para este momento em particular a não ser aquelas que já estavam marcadas para esta altura e que os trabalhadores, já tinham previsão para gozar. As empresas têm de tomar um conjunto de medidas para evitar o contágio do Covid-19, e aplicar as orientações da DGS.”

Ainda informam que “poderão pontualmente fazer acordo com os trabalhadores, caso estes concordem, como por exemplo arranjar uma solução de grupos de trabalho alternados, mas não podemos assumir como serviços mínimos nem conjunto de obrigações a cumprir, nem abdicamos dos nossos direitos, a empresa tem de garantir e salvaguardar os direitos dos trabalhadores, mesmo que esta decida que devam ir para casa sem teletrabalho . A Manpowergroup tem disponível apoios e benefícios como Linhas de crédito adicional e novos sistemas de incentivos, para a situação atual. A EDP pode perfeitamente assumir o pagamento ao prestador de serviços, para manter os trabalhadores em casa. Exigimos medidas e uma posição certa por parte das empresas EDP e ManpowerGroup. A nossa posição é de ajudar e dar alternativas, mas sem abdicar dos nossos direitos.”

Segundo os trabalhadores, “foram propostas medidas pelo Governo no âmbito do trabalho e segurança social que se mostram claramente desequilibradas em favor das entidades patronais. Hoje várias mães e pais ficaram em casa para assistência a filho menor, mostrámos preocupação quanto a estas medidas, pois apenas salvaguardam os interesses do capital não salvaguardando tanto os do trabalho como deveria.”

O SITE-CN entende que em caso algum os trabalhadores podem ser prejudicados, algumas famílias vão ver os seus rendimentos reduzidos e as suas despesas, não vão reduzir mas podem vir a aumentar, e estamos preocupados.

Terminam apelando à calma dos trabalhadores e ao combate a alarmismos e cumprimento das normais medidas de precaução recomendadas pelas autoridades de saúde.

Artigo publicado em “Interior do Avesso”

Termos relacionados Covid-19, Sociedade
(...)