Está aqui

Trabalhadores das telecomunicações e do audiovisual marcam Encontro Nacional

Convocado pelo Bloco para 7 de maio, o debate abordará a situação do setor, as formas de luta contra a precariedade e os desafios colocados pelo aumento do teletrabalho. Acaba de ser lançado também o novo boletim Em Comum.
Foto Lakat33/Flickr

A realidade dos trabalhadores das telecomunicações e do audiovisual é muito diversa. No entanto, há traços em comum: a substituição de vínculos efetivos por recurso a outsourcing (muitas vezes falso) ou a grande penetração do teletrabalho, trazendo consigo um retrocesso de direitos. 

Os baixos salários e a estagnação salarial são também realidades transversais. O problema é ainda mais agudo no atual quadro de inflação. A luta pela atualização salarial, pelo menos à taxa da inflação, é parte de uma luta mais ampla.

Um dos organizadores do encontro, Nelson Silva, coordenador da CT da RTP, disse ao Esquerda.net que “o Bloco conhece o meio, quer mudar o paradigma e juntar forças com todos os intervenientes da luta pelos direitos de quem trabalha”. 

Lançado o boletim Em Comum

Nas vésperas deste encontro está a ser distribuído (em papel e online), o primeiro boletim Em Comum, lançado pelo Bloco de Esquerda e destinado a trabalhadores dos setores das telecomunicações e do audiovisual. 

A par deste boletim, está disponível o Caderno de textos do Encontro de 7 de maio, com informação e debate sobre as lutas, nestes dois setores, pela justiça económica e no trabalho.

Encontro Nacional de Trabalhadores das Telecomunicações e do Audiovisual

7 maio 14h30 - Rua da Palma, 268 (metro: Martim Moniz)
ENTRADA LIVRE (inscrição aqui)

PROGRAMA

14:30 Abertura

 - Novas regras do teletrabalho, avanços e abusos - Ana Catarina Silva, jurista

 - Outsourcing e precariedade, a nova lei da selva - José Abrantes, sindicalista STCC

 - Contratação coletiva, condição para trabalho com direitos - Nelson Silva, coordenador da CT da RTP, sindicalista SINTTAV, dirigente CGTP

 - Estrutura e experiência de luta sindical - Manuel Afonso, ativista sindical

16h Painéis simultâneos: os setores e as lutas  

 - Telecomunicações

 - Audiovisual

17h30 Encerramento com Manuel Gonçalves, presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (SINTTAV) e Catarina Martins.

Termos relacionados Política
(...)